' '

7 de julho de 2009

Da série 'capas inéditas': Revista em Inglês nº 13

Por José Rivaldo Ribeiro



Você conhece a edição acima da Revista em Inglês, da Disney? Não? Pois certamente ela constou, alguma vez, da listinha de mais de um colecionador. Pois era expediente comum, até a década passada, as editoras propagandearem seus próximos lançamentos. Que muitas vezes, simplesmente, não aconteciam.

Foi assim com a edição #13 do gibi que estampa este post. Estrelando Pato Donald, na adaptação de uma belíssima capa de Carl Barks. Mas a coleção foi encerrada, mesmo, no número 12.

Hoje, com a Internet e sua profusão de sites dedicados a quadrinhos, dificilmente um colecionador fica com a pulga atrás da orelha, na dúvida se perdeu mesmo uma edição, ou se simplesmente ela nunca foi lançada. Basta consultar um Inducks, um Guia dos Quadrinhos, perguntar em uma comunidade do Orkut, e pronto: o mistério se dissolve.

E, convenhamos, perde-se um pouco do charme. Qual colecionador Disney nunca se desesperou procurando o ultrafamigerado Almanaque da Margarida #2 para completar sua coleção? Só com o advento da Internet é que a impressão de muitos convergiu numa certeza: a edição jamais havia sido publicada! A editora nunca a lançou, simplesmente pulou do #1 para o #3 — aparentemente por mero erro de numeração. A capa da misteriosa edição nunca foi vista, em lugar nenhum, em nenhuma propaganda, reforçando a tese de sua inexistência.

Já havíamos falado aqui de uma capa misteriosa de Aventuras Disney. Certamente situações assim semelhantes ocorreram com outras casas, como a Marvel, Bonelli e Hanna-Barbera, por exemplo. Seja por substituição de arte de capa, ou mesmo de cancelamento de publicação já anunciada. Voltaremos a elas breve.

3 comentários:

  1. Muito bom seu blog !! Parabéns !!
    Sucesso !!

    ResponderExcluir
  2. Me amarrava nessas revistas em inglês. Comprava mesmo sem saber quase nada da língua. Ainda tenho todas que comprei na época: Pato Donald 1 e 2, Mickey 1 e 2, Tio Patinhas 1, Margarida 1 e 3, Ducktales 6 e Mickey e Pateta 11.
    Ainda tenho uma edição especial em inglês da Margarida que foi publicada na ocasião do 1º aniversário da revista em 87. Ela saiu com o estranho número 28-B, possui as páginas em papel mais resistente e as mesmas histórias do número 28-A (a edição normal, creio eu), só que traduzidas.
    A minha dúvida: pela data, essa foi a primeira revista publicada do gênero, não foi?

    Parabéns pelo blog. Não perco um post.

    ResponderExcluir
  3. Hm. André, vamos fazer logo um post inteiro das revistas em inglês, ok? (Margarida 28B é, sim, o primeiro gibi em inglês da Disney; existem 3 números 28, por sinal)

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem a opinião do Planeta Gibi.

Não são permitidos comentários que incluam:

Termos ofensivos, agressivos ou pejorativos
• Qualquer link ou e-mail
• Qualquer menção a outro estabelecimento que comercialize quadrinhos
Assunto alheio ao tema da postagem em questão

Quer saber qualquer coisa sobre nossa loja, como itens a venda, pedidos etc.? Use o Fale Conosco, os fones ou o e-mail de atendimento disponibilizados em www.planetagibi.com. Comentários sobre esses assuntos não serão publicados aqui no blog.