O título, que começou com periodicidade semanal e vinha saindo ultimamente em períodos irregulares (formalmente quinzenal), será substituído pelos novos gibis DONALD, MICKEY e TIO PATINHAS.
Scans de DISNEY COMIX #200 fornecidos pelo colecionador Paulo Dias: índice (com a brasileira A Queda do Morcego), ilustração de Silvia Ziche, a HQ principal (de Casty e Massimo Bonfatti) e contracapa.
Resta saber se será mantida a linha editorial mais recente de DISNEY COMIX, que de início foi praticamente uma sucursal portuguesa de TOPOLINO. A revista, em que pesem seus méritos, somente em seus últimos números começou a dar espaço para produções de outros países.
Portugal, por anos, redistribuiu os gibis Disney brasileiros da Abril, que acabou criando uma joint-venture local para editar títulos exclusivos para o mercado português nos anos 1980 e 1990.
Depois de uma empreitada no início dos anos 2000 até 2006 da editora Edimpresa com os quadrinhos disneyanos tradicionais, o retorno ocorreu em dez/2012 pela Goody, justamente com a estreia de DISNEY COMIX, e também com edições de HIPER DISNEY e da retomada do DISNEY ESPECIAL, entre outros, mas sempre com exclusividade para o material italiano.
O anúncio na 2ª capa de DISNEY COMIX #200: foto de Jean Pierre dos Santos.
Lançamentos:
DISNEY COMIX #200: já nas bancas de Portugal.
TIO PATINHAS #1: 22 de agosto.
DONALD #1: 29 de agosto.
MICKEY #1: 5 de setembro.
◼ COMPRE AQUI:
• DISNEY COMIX e outros títulos de Portugal: clique aqui
• TOPOLINO: clique aqui
► Por Rivaldo Ribeiro.
► Fontes: colecionadores portugueses Paulo Dias, Orlando Piedade, Jean Pierre dos Santos, BD Disney Portugal, Bandas Desenhadas, Banco de Dados Planeta Gibi.
► Publicado originalmente em 11/ago/2017.
A PLANETA GIBI VAI VENDER A EDIÇÃO NR 200 DE DISNEY COMIX? VAI VENDER TAMBÉM AS NOVAS COLEÇÕES PORTUGUESA DE TIO PATINHAS, DONALD E MICKEY?
ResponderExcluirTriste demais co-existirem na mesma revista os dizeres de "parabéns" e "última edição"...
ResponderExcluirTenho interesse ao menos na #200. Abraços a todos.
ResponderExcluirQual o papel que eles usam nessas revistas portuguesas? Abraços a todos
ResponderExcluirConcordo. Tive oportunidade de comprar algumas dessas Comix lá em Portugal mesmo durante uma viagem no ano passado, havia uns pacotes promocionais com 3 números antigos muito baratos nas bancas (acho que 3 ou 4 euros). Apesar de ser meio estranho de ler no português de Portugal são revistas bacanas, com qualidade superior às mensais da Abril e bem colecionáveis devido à lombada quadrada e boa gramatura do papel da capa. Lembram de certo modo os Almanaque Disney antigos. Porém, dá pra ver que lá não tem o mesmo respeito com o leitor que a Abril tem. Até mandei um e-mail pra editora elogiando a publicação e não obtive resposta alguma. Com certeza sou mais a Abril. Mesmo com algumas coisas que poderiam ser melhores e que às vezes nos irritam e estamos sempre reclamando por aqui, acho que só na Itália mesmo para ter editora que tenha levado tão a sério e por tanto tempo os quadrinhos Disney.
ResponderExcluir