' '

13 de janeiro de 2010

Nos 80 Anos de HQs Disney tem brasileiro nos EUA

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

Há exatos 80 anos estreava a tira de Mickey Mouse, distribuída pela King Features Syndicate. Ub Iwerks a desenhou por um mês. O artista, sócio de Disney desde 1920, foi inclusive o diretor da estreia de Mickey também na animação, com Plane Crazy.




Depois que Win Smith desenhou por três meses essas tiras, Floyd Gottfredson foi chamado para assumi-las por algumas semanas, até que encontrassem um substituto. Gottfredson acabou desenhando-a por 45 anos, até se aposentar.

As páginas dominicais de Mickey começaram em 10 de janeiro de 1932, desenhadas por Manuel Gonzales por mais de 30 anos. Uma tira diária de Donald estreou em 7 de fevereiro de 1938, desenhada por Al Taliaferro, que continuou até sua morte, em 1969. O artista também fez as páginas dominicais do pato.

Já o primeiro gibi Disney foi Mickey Mouse Magazine, de 1935. Cancelado em setembro de 1940, foi sucedido no mês seguinte pelo primeiro número de Walt Disney's Comics and Stories. Antes disso, houve números avulsos de Donald Duck, que ganharia publicação regular em 1952, assim como Mickey Mouse e Uncle Scrooge (Tio Patinhas).

Os gibis, criados por artistas da Western Publishing, foram publicados primeiro pela Dell, e depois por Gold Key e Whitman. Os quadrinhos Disney atingiram seu auge em setembro de 1952, quando a edição daquele mês de Walt Disney's Comics and Stories vendeu mais de 3 milhões de cópias.

Em 1986, a Gladstone assumiu a produção e publicação dos quadrinhos por quatro anos, sendo sucedida pela própria Disney Studios. A Gladstone retornaria em 1993, quando a Marvel também produzia alguns títulos Disney. Em 2003, a Gemstone assumiu as revistas. No final de 2008, no entanto, restavam apenas especiais diversos e erráticas (porém bem cuidadas) edições de Comics and Stories e de Uncle Scrooge.

Em 2009, finalmente, a Boom! Studios assumiu toda a linha Disney (já estavam ensaiando a publicação de produções próprias com personagens Pixar e Muppets), voltando às origens em termos de formato: gibis de poucas páginas em papel jornal, diferentemente das edições das duas editoras anteriores, com lombada quadrada, papel de qualidade e muitas páginas.

Assim, desde o ano passado os americanos podem encontrar nas bancas novamente os quatro títulos clássicos de quadrinhos Disney, além de inúmeros encadernados e especiais programados para o ano todo. Um deles, por sinal, é o especial em capa dura de que já falamos aqui, que trará a brasileira O Casamento do Pato Donald: Valentine's Classics.

E por falar nisso, é interessante relembrar que há cinco anos a Gemstone publicava o especial Walt Disney Treasures em homenagem aos 75 anos dos quadrinhos Disney — onde saiu, justamente, a primeira HQ brasileira publicada nos EUA: Zé das Filas, de Canini e Roberto O. Fukue.

Para ver a lista (e as capas) dos gibis Disney atualmente publicados pela Boom — e também dos especiais já programados para os próximos meses, siga os links dos checklists da barra lateral. Mas tome um fôlego: a quantidade iimpressiona!

2 comentários:

  1. Acompanho e coleciono quadrinhos Disney há mais de 30 anos. Fico emocionado por saber que um simples gibi Disney que chega até minha coleção, é resultado de um longo caminho que iniciou-se há 80 anos, passando por mentes criativas e mãos talentosas. É como um grande concerto, onde cada membro da orquestra faz sua parte e o resultado é harmonioso. A participação dos brasileiros nesse processo é motivo de orgulho e alegria. Parabéns a todos, que deram o seu melhor para que chegássemos até aqui, e vida longa para os nossos queridos quadrinhos Disney. Excelente post.

    ResponderExcluir
  2. Eu também acompanho a muito tempo quadrinhos Disney e todas essas histórias maravilhosas e faço minhas as palavras corretas e bem colocadas de Pauliti. E se o meu querido amigo Rivaldo me permitir eu gostaria de dizer que no meu blog "Universo Disney" eu coloquei um post especial com essa história, " Zé das Filas".
    http://ludy-quadrinhosdisney.blogspot.com/search/label/Z%C3%A9%20Carioca%20-%20Z%C3%A9%20das%20Filas.

    Um grande abraço a todos os amigos Disneyanos e parabéns a equipe do Planeta Gibi.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem a opinião do Planeta Gibi.

Não são permitidos comentários que incluam:

Termos ofensivos, agressivos ou pejorativos
• Qualquer link ou e-mail
• Qualquer menção a outro estabelecimento que comercialize quadrinhos
Assunto alheio ao tema da postagem em questão

Quer saber qualquer coisa sobre nossa loja, como itens a venda, pedidos etc.? Use o Fale Conosco, os fones ou o e-mail de atendimento disponibilizados em www.planetagibi.com. Comentários sobre esses assuntos não serão publicados aqui no blog.