' '

21 de março de 2024

Há 45 anos era lançado o primeiro ALMANAQUE DO CASCÃO

Em março de 1979, a Editora Abril estreou a SÉRIE ALMANAQUE com um apanhado de HQs clássicas do Cascão. Até então, o nome do personagem só havia estampado a capa de duas edições de seleção de tiras de jornais. Nem revista própria ele tinha: o gibi CASCÃO só seria lançado mais de três anos depois. 
____________________

____________________



ALMANAQUE DO CASCÃO #1, Editora Abril, março de 1979: capa cartão, lombada quadrada, formato Pato (13,4 x 20,7 cm), 128+4 páginas coloridas.

Histórias clássicas sendo republicadas pela primeira vez. A codificação impressa nas HQs, como era de praxe nos gibis da Abril na época, possibilitava identificar em quais revistas aquelas histórias haviam sido originalmente publicadas.

O logotipo "Cascão" surgiu ali e é mantido até hoje. A "sujeira" (hachurado) nas letras surgiu em CASCÃO #1 (Editora Abril, 19 de agosto de 1982).

O expediente informa que se tratava de uma "edição especial de Mônica nº 106 (fevereiro de 1979)". O almanaque, no entanto, foi lançado somente em março. 

Histórico de publicação:

1ª SÉRIE: Editora Abril, mar/1979 a out/1986, 12 edições.
2ª SÉRIE: Editora Globo, abr/1987 a nov/2006, 96 edições.
3ª SÉRIE: Panini, jan/2007 a jan/2021, 85 edições.
4ª SÉRIE (em curso): Panini, #1 (194) em mar/2021.




Anúncios publicados em MÔNICA #107 (Editora Abril, março de 1979), explicando a SÉRIE ALMANAQUE. No oval: "No mês que vem é o Pica-Pau".

Antes de iniciar esta SÉRIE ALMANAQUE, a Editora Abril havia lançado, esporadicamente, apenas 14 especiais não-Disney desse tipo, entre maio de 1976 e dezembro de 1978.

A SÉRIE ALMANAQUE começou com compilações de HQs de personagens de diferentes licenciadores. Cascão, Pica-Pau, A Pantera Cor-de-Rosa, Luluzinha e Bolinha e Pernalonga revezaram-se nas bancas até o final daquele ano de 1979. 

A série, porém, sofreu descaracterizações mês a mês, e a ideia de publicações mensais foi abandonada. A partir de 1980, a Editora Abril continuou lançando os almanaques, mas de forma eventual. A numeração de cada título sempre foi independente, cabe ressaltar. 


• Clique aqui para comprar edições antigas de gibis da TURMA DA MÔNICA em nossa loja.

____________________

★ Fonte: Acervo e Banco de Dados Planeta Gibi.
★ Reprodução de artes e fotogramas: para fins de divulgação. Artes e personagens são de propriedade de seus criadores/licenciadores. 
 Sinopses (em azul e itálico) e informações sobre preço de capa e estrutura da edição são dados divulgados pelas editoras.
★ Observações entre colchetes: são dados não oficiais atribuídos pelo Planeta Gibi para fins de colecionismo.
★ Dúvidas e sugestões: escreva para o editor do Planeta Gibi Blog.
★ Publicado originalmente em 21/3/2024.
★ Atualizado pela última vez em 21/3/2024.
____________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem a opinião do Planeta Gibi.

Não são permitidos comentários que incluam:

Termos ofensivos, agressivos ou pejorativos
• Qualquer link ou e-mail
• Qualquer menção a outro estabelecimento que comercialize quadrinhos
Assunto alheio ao tema da postagem em questão

Quer saber qualquer coisa sobre nossa loja, como itens a venda, pedidos etc.? Use o Fale Conosco, os fones ou o e-mail de atendimento disponibilizados em www.planetagibi.com. Comentários sobre esses assuntos não serão publicados aqui no blog.