' '

12 de março de 2024

Uma nova (oficial) Árvore Patológica

Atualização: traduzimos os nomes dos familiares. Há dois dias, o perfil oficial Disney Junior no Facebook divulgou uma nova versão da árvore genealógica da Família Pato. Veja abaixo. 
___________________________________

___________________________________




Uma nova "Árvore Patológica": baseada no reboot da série de animação DuckTales: Os Caçadores de Aventuras (2017-2021), que por sua vez foi inspirada sobretudo nas obras de Carl Barks e Don Rosa. 

Em relação à célebre árvore de Don Rosa, nota-se aqui a inclusão do Prof. Ludovico, casado com a irmã Matilda de Tio Patinhas (parentesco sugerido por Rosa numa versão preliminar de sua árvore), e a renomeação/redefinição de Lalá (April, em inglês) para Patrícia (Webby), pelos motivos vistos no desdobramento da trama de DuckTales.

A relação de Patrícia/Lalá e suas irmãs com Tio Patinhas é explicada no desfecho do reboot da animação. Não daremos spoiler para quem porventura não tenha assistido. A série pode ser vista no Disney+.

Quanto ao Prof. Ludovico Von Pato, cabe registrar que o personagem foi criado especialmente para servir de anfitrião do programa de televisão Walt Disney’s Wonderful World of Color, que estreou nos EUA em 24/set/1961, e foi ali que Walt Disney em pessoa explicou aos telespectadores que Ludovico é irmão do pai do Pato Donald. O pai de Donald, portanto, também teria o sobrenome Von Pato. E, também segundo Walt Disney, Donald teria adotado o sobrenome de sua mãe, "Pato", quando entrou no show business!



Acima, árvore de Barks expandida por este Planeta Gibi em 2019. Clique na imagem para ampliá-la e ler nossas anotações.


• Clique aqui para comprar edições antigas de gibis Disney em nossa loja.

___________________________________

★ Fonte: Acervo e Banco de Dados Planeta Gibi, divulgação.
★ Reprodução de artes e fotogramas: para fins de divulgação. Artes e personagens são de propriedade de seus criadores/licenciadores. 
 Sinopses (em azul e itálico) e informações sobre preço de capa e estrutura da edição são dados divulgados pelas editoras.
★ Observações entre colchetes: são dados não oficiais atribuídos pelo Planeta Gibi para fins de colecionismo.
★ Dúvidas e sugestões: escreva para o editor do Planeta Gibi Blog.
★ Publicado originalmente em 12/3/2024.
★ Atualizado pela última vez em 12/3/2024.
___________________________________


12 comentários:

  1. Gosto dessas árvores genealógicas da Disney, vcs poderiam refazer com a tradução em português pra gente imprimir, ficaria legal.

    ResponderExcluir
  2. Por essa árvore, as tais sobrinhas do Patinhas, na verdade, são filhas?! Porque foi o que eu entendi com o traço direcionado direto a ele. Também notei ausenviwde Peninha e Gastão, teoricamente primos do Donald. Viajei na maionese?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk verdade Fabiano, falta muita "gente" aí nessa árvore...

      Excluir
    2. Sim, foi só observação. Na verdade, as patinhas eram sobrinhas da Margarida, que nem parente de ninguém ali ela é. Daí nessa árvore fizeram a Patrícia dos Duckales ser uma delas, mas no original eu não me lembro dessa referência. A Patrícia era só a Patrícia. Não é uma crítica, é que eu notei, né?.

      Excluir
    3. E o Mickey, que nem tem irmãos, mas tem dois sobrinhos? Já o Pateta tem tantos parentes que nem sei se é possível montar a árvore dele.

      Excluir
    4. Margarida é irmã do marido (misterioso) de Della, pais de Huguinho, Zezinho e Luisinho. Isso, segundo pelo menos 2 livros oficiais publicados pela própria Disney (vide notas na árvore de Barks compilada/expandida pelo Planeta Gibi). Sobre Patrícia/Lalá, como registrei no texto da postagem, preferi não dar spoiler para quem ainda não assistiu ao desfecho de DuckTales reboot. Quanto a Gastão, Peninha, Gansolino e outros, eles ficam do lado paterno de Donald; essa árvore resume somente o lado materno. A irmã de Mickey, mãe de Chiquinho e Francisquinho, chama-se Amélia Fieldmouse, e já apareceu bastante nas HQs da série Pernetas F.C. Abs. Edenilson.

      Excluir
    5. Obrigado pelos esclarecimentos. Essa irmã do Mickey é novidade pra mim. Mas sou grato pela informação.

      Excluir
  3. Entendo que essa seria a árvore genealógica oficial dos desenhos da Disney, não a dos gibis... Pelo menos, não na minha cronologia pessoal... hehe Interessante essa relação da Patrícia com o Tio Patinhas (vou ter que voltar a assistir o DuckTales novo, parei no início da temporada seguinte da volta da Dumbella).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena ver. Foram bem criativos... Quanto às árvores, cada uma (também coleciono todas) tem suas curiosidades e incongruências. A própria explicação de Walt Disney sobre Ludovico derrubaria as árvores de Barks e de Rosa. E nenhuma delas consegue explicar como Peninha pode ser sobrinho de Tio Patinhas (como ele incontestavelmente é, nas HQs; sem falar que Peninha também aparece em DuckTales reboot). Abs. Edenilson

      Excluir
  4. Tão oficial que nem aparece o pai de Huguinho, Zezinho e Luizinho... Mais uma besteira Disney.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem a opinião do Planeta Gibi.

Não são permitidos comentários que incluam:

Termos ofensivos, agressivos ou pejorativos
• Qualquer link ou e-mail
• Qualquer menção a outro estabelecimento que comercialize quadrinhos
Assunto alheio ao tema da postagem em questão

Quer saber qualquer coisa sobre nossa loja, como itens a venda, pedidos etc.? Use o Fale Conosco, os fones ou o e-mail de atendimento disponibilizados em www.planetagibi.com. Comentários sobre esses assuntos não serão publicados aqui no blog.