' '

18 de outubro de 2009

Fest Comix: registros

Por José Rivaldo Ribeiro e E. Rodrigues

Terminou a Fest Comix e ficou-nos a impressão de ter sido a mais frequentada até hoje. No sábado, por exemplo, fila de dezenas e dezenas de pessoas para se chegar aos caixas, durante todo o dia. E público diversificado, de gostos e de idades. Muitos jovens e crianças, inclusive em idade aparentemente pré-escolar, contradiziam a ideia sempre difundida de que não há renovação da base de leitores de quadrinhos em papel. (Não ficamos contando, claro, mas os mais jovens pareceu-nos ser a franca maioria dos frequentadores do evento que, é bom dizer, tem entrada paga — ou seja, não eram desavisados ou desocupados passando ali pela porta.)


A Pixel/Ediouro levou seu estoque de Vertigo, cujos direitos foram transferidos para Panini, para ser rifado na Fest: de Sandman a Os Invisíveis, de Pixel Magazine a Fábulas, tudo a preços incrivelmente em conta. Os mais caros eram vendidos a menos de 10 reais. Sandman — Prelúdios e Noturnos, volumes 1 e 2, ia evaporando das prateleiras.

Mostrando que não era só atrás de megapromoções que iam os frequentadores, vimos Biblioteca Histórica Marvel Homem-Aranha #3 e Bidu 50 Anos, dois recém-lançados capa-duras, esgotarem-se.

A Panini, com suas decisões às vezes incompreensíveis, vetou a venda do aguardado Terra X momentos antes da abertura dos portões na sexta-feira. Assim, para ver o livrão de 400 páginas, só quem esticasse o pescoço atrás do biombo, onde uma grande equipe organizava a reposição dos produtos, perto da pilha do Terra X — cujo lançamento, assim, ficou mais uma vez adiado.

Gustavo Duarte estava lá para autografar seu Có!

Lug Quelhas também, lançando Tweenz! Clique aqui para comprar.

De resto, o espaço para os independentes sempre é garantido e generoso na Fest Comix, importante registrar.


Por falar em lançamento, a HQ Maniacs estava novamente presente, trazendo em primeira mão o quarto volume de Os Mortos-Vivos.

Mas, de novo, lamentamos a falta de sintonia entre as editoras e o evento, que seria ainda mais atraente se apresentasse muitos lançamentos em primeira mão. Além da falta de Terra X, poderiam estar lá as novidades da Devir, para exemplificar apenas com uma editora (os novos álbuns de Luluzinha, Níquel Náusea, Aline, Will Eisner...).

E por que não adiantar as edições do mês, como Turma da Mônica Jovem #15?

Do solitário lançamento da Editora Globo, Perramus, à Turma do Arrepio, da Editora As Américas, achava-se tudo por ali...

...Menos lançamentos Disney. A Editora Abril, infelizmente, não deu as caras. Imaginamos que quantas Dinastia Pato fossem colocadas à venda, tantas seriam vendidas. Idem para DuckTales. Mais ainda para eventuais sobras de Carl Barks. E até os gibis do mês, claro.

Já que falamos em Turma do Arrepio, registre-se aqui que há possibilidade de seu criador, César Sandoval, relançar pela mesma As Américas as HQs dos Trapalhões que tanto sucesso fizeram na Abril entre 1988 e 1994.

Uma das prateleiras da Panini, na 16ª Fest Comix, em São Paulo

11 comentários:

  1. Podia ter uma dessas aqui no Rio.

    ResponderExcluir
  2. Prateleiras..dos sonhos,hhehe.

    ResponderExcluir
  3. Esse aí da foto com a camiseta do Planeta Gibi é E. Rodrigue ou José Rivaldo Ribeiro.
    O Planeta Gibi também estava lá?
    É uma pena me programei, mas na hora agá surgiu um problema.

    Adelson
    Curitiba

    ResponderExcluir
  4. É o Rivaldo. O Planeta Gibi não participou do evento.

    ResponderExcluir
  5. Puxa pessoal do Palneta Gibis.
    Estou sentindo falta daquelas materas com curiosidade de coisas antigas.
    Como eu disse outra vez, esse blog só deveria ser de coisas da Disney.

    Alessandra - Sorocaba

    ResponderExcluir
  6. Concordo.Seria um site de referencia para qualquer colecionador.Assim desse jeito o blog não vai pra frente.Voces nem fala de mangá!Só devia ser da Disney.E clamo pelas matérias da familia pato...

    ResponderExcluir
  7. Nossa!
    Que besteira!
    Como assim o blog não vai pra frente se não falar de porcaria de mangá? Fala sério!!
    O blog é maravilhoso, sempre com matérias interessantes.
    Tem que se falar de tudo mesmo!
    Senão sim, fica muito chato, só Disney ou T. Mônica.
    Eu detesto mangá, odeeeeeeeeeeeeio Monica Jovem, meu Deus ajudem, Lulu Invejosa Teen, que horrrror!Mas mesmo assim acho que este é o melhor blog do brasil, eu não gosto das teens mas sei que muita, muitas pessoas gostam.
    Gente, continuem publicando de tudo, as pessoas tem mania de querer só o que interessa a elas.
    Imagine se o mundo só tivesse duas cores?
    Eu adoro gibis da T. da monica (normal).

    :3)

    ResponderExcluir
  8. Puxa, até que enfim um pouco de briga nesse blog! hehe

    Bem, de fato a gente gosta de (quase) tudo, por isso a diversidade de assuntos, ainda que Disney e Mauricio apareçam mais por aqui — isso é fato.

    Estamos quase terminando um novo capítulo da Família Pato. Dinastia Pato 2 está pronto, só aguardando o lançamento nas bancas. Idem para os gibis do mês que vem. E até uma outra surpresinha legal, do ano que vem... Tem tb Mestres Disney.

    Temos aqui parado um post do Bidu 50 anos, porque muita gente acabou falando desse álbum. Mas iremos publicá-lo em breve, porque contém informações que ninguém levantou. Tem outro post de Mauricio, bem bacana.

    Quem dera tivéssemos mais tempo. Continuem nos acompanhando e comentando e reclamando. Senão perde a graça.

    ResponderExcluir
  9. Para todos!

    Em 2007 eu entrei nessa coisa de blogue, era moda, todo mundo tinha que ter um, mesmo sem entender bulhufas, era uma espécie de diário.
    Eu sempre fui fã de bonecas, mesmo casada e depois de adulta. No começo era tudo complicado, mas eu estava muito empolgada, queria mostrar minhas bonecas para todos e queria trocar idéias. O blogue era bem legal, era mais direcionado a adultos e acreditem, a maioria dos visitantes era de homens que colecionavam bonecas raras.
    Eu colocava novos assuntos a cada três dias, às vezes um por semana, pois tinha que tirar fotos e bolar matérias, como não dava para manter sempre a mesmo assunto eu resolvi mudar uma vez.
    Fiz um vez uma postagem bem legal sobre locomotivas, demorou duas semanas, eu fazia todo dia um pouco.
    Nossa! Quando foi ao ar, quase fui metralhada, a postagem que me deu mais trabalho foi a que mais teve comentários me criticando, falando mal, dizendo que eu tinha mudado a identidade do bloque etc. Mas esperem, o blogue era meu... Começaram as cobranças, como se eu tivesse que bater bandeira semanalmente, foi começando a ficar chato, aí descobri que minhas matérias estavam saindo na Wikipédia e em outros lugares, sem mencionarem que fui eu que escrevi, ainda estão lá.
    O blogue, que seria uma espécie de passatempo prazeroso e troca de experiência começou a ficar cheio de gente chata criticando minha forma de escrever, dizendo que eu era uma criançona, outros queriam me ensinar o português correto, tinha um que reescrevia algumas matérias inteiras na parte de comentários do começo ao fim, colocando em itálico as coisas que eu tinha cometido algum erro de concordância etc, coisas assim.
    Eu estava começando algo sobre naves de brinquedo, mas parei.
    Fiquei de saco cheio de tudo, deletei tudo.
    Sou fã de quem tem blogue, acho que deveria se cobrar ingresso, principalmente de gente chata. Escrevi demais, eu sei!

    PS: Desculpem o desabafo, sinto falta do meu blogue, tenho vontade de voltar, mas não dá mais. Acompanho vocês há uns quatro meses e se este blogue continuar assim vai longe, pois suas matérias são excelentes, todas.
    Vocês estão de parabéns!

    A propósito! Bonitão o José Rivaldo! Pensei que fosse um velho barrigudo!

    Suzana
    Curitiba

    ResponderExcluir
  10. Suzana, que chato, hein?

    Quando começamos o blog, estávamos cientes de que críticas surgiriam. E que teríamos que lidar com elas. Para falar a verdade, ficamos muito mais chateados com a falta de comentários do que com as críticas.

    Bonitão o José Rivaldo? Isso é porque você não viu ainda o E. Rodrigues!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Cara foi mal.

    Fui pra casa feliz com o Sandmam e a conciencia pesada.
    Praticamente arranquei na tua mão no Mercado de Pulgas.
    Fiquei imaginamdo tua cara quando vc se virou e ele não estava mais lá.
    Rogerio

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem a opinião do Planeta Gibi.

Não são permitidos comentários que incluam:

Termos ofensivos, agressivos ou pejorativos
• Qualquer link ou e-mail
• Qualquer menção a outro estabelecimento que comercialize quadrinhos
Assunto alheio ao tema da postagem em questão

Quer saber qualquer coisa sobre nossa loja, como itens a venda, pedidos etc.? Use o Fale Conosco, os fones ou o e-mail de atendimento disponibilizados em www.planetagibi.com. Comentários sobre esses assuntos não serão publicados aqui no blog.