___________________________________________________________
Dividimos aqui com nosso leitor a íntegra de tal publicação. À parte um ou outro erro factual (a revista BIDU foi lançada precisamente no dia 17/mar/1960, e não em janeiro daquele ano, como registrado no catálogo), vale pelo resgate histórico.
MÔNICA NO MASP
MSP (com colaboração da Editora Abril), out/1979.
Formato 20,5 x 28 cm, 36 páginas em offset.
___________________________________________________________
★ Por José Rivaldo Ribeiro e Edenilson Rodrigues Lazaro.
★ Fonte: Banco de Dados Planeta Gibi.
★ Reprodução de artes e fotogramas: feita apenas para fins de divulgação. Artes e personagens são de propriedade de seus criadores/licenciadores. A qualidade gráfica aqui exibida é inferior à original.
★ Sinopses (em azul e itálico) e informações sobre preço de capa, estrutura do título e da edição, extensão prevista de um título ou de uma coleção: são dados divulgados pelas editoras.
★ Observações entre colchetes: são dados atribuídos pelo Planeta Gibi somente para fins de colecionismo.
★ Comercialização: o Planeta Gibi só se responsabiliza por compras efetuadas em sua loja.
★ Publicado originalmente em 7/dez/2015.
★ Atualizado pela última vez em 8/jul/2023.
Aproveitando o espaço e a oportunidade que o Planeta Gibi deram a nós leitores para no mantermos próximos dos editores:
ResponderExcluir1- Pelo que eu entendi o Levi disse que nessa CCXP seriam anunciados novos encadernados do Hulk que posteriormente seriam divulgados nas redes sociais da editora.
Pelo visto NADA aconteceu, correto?
Sensacional esse post. Acho que é a primeira vez do Planeta Gibi compartilhando um material raro na íntegra! O mesmo devia ter sido feito com as encartes de "edições da Patada" que acompanhavam as revistas do Tio Patinhas.
ResponderExcluirEm tempo: sempre fizeram bastante marketing em relação às edições internacionais do Maurício mas nunca foi possível, daqui do Brasil, comprovar sua relevância. Mas, pelo menos aqui, o sucesso é indiscutível embora a Turma da Mônica de hoje não tem mais o brilho que já teve um dia.
As edições de A Patada estão na lista, valeu pela lembrança!
ResponderExcluirAbs.
E. Rodrigues
Quanto às edições internacionais da TMN, notadamente as europeias, Mauricio de Sousa em algumas ocasiões afirmou que não foram bem sucedidas porque eram boicotadas nas bancas, com uma grande produtora orientando os jornaleiros a escondê-las. Essa grande produtora, supõe-se, seria a Disney.
ResponderExcluirCabe ressaltar, no entanto, que é decepcionante entrar em grandes fumetterie ou num sebo de HQs de Paris e ouvir de seus donos/gerentes que não fazem ideia de quem seja Mauricio de Sousa (estamos falando, aqui, de pessoas supostamente antenadas, com quem pode-se ficar horas conversando sobre quadrinhos).
Mesmo em Portugal, diferentemente do que possa parecer, dadas as inscrições de preços em euros nas capas dos gibis da Panini, é muito difícil encontrar TMN nas bancas (nas regiões centrais de Lisboa e do Porto, pelo menos). Aqui e ali o que se vê são algumas edições de meses (bem) atrasados.
Abs.
E. Rodrigues
E então Planeta Gibi, como fica a promessa do Levi quanto a novos lançamentos do Hulk para 2016? Não foi ele quem disse que seriam anunciados na CCXP?
ResponderExcluirOu a resposta serviu apenas para vender o peixe deles com lançamentos que não me interessam?
Eu já fui nesta exposição da Mônica no MASP em 79.
ResponderExcluirA MSP sempre dá grande destaque a qualquer indício de reconhecimento internacional nos institucionais que sempre aparecem nas revistas. O simples fato das revistas da Mônica terem conseguido encontrar publicação no exterior em algum momento é comemorado - e com justiça, já que cada chance de aumentar o alcance de pessoas que conheçam a franquia onde ela é totalmente desconhecida é uma conquista comercial.
ResponderExcluirClaro, não vão destacar que a publicação não rendeu e foi cancelada ou teve alcance baixo, já que quem sempre repercute tudo é a própria MSP... Nestes casos, o discurso de 'boicote' serve bem como uma muleta para sair da saia justa.
Mesmo assim, só de não termos novidades sobre as publicações estrangeiras e as imagens de divulgação que usam em exposições e matérias sejam sempre as mesmas já é um bom indício de que elas tiveram vida curta. É curioso, por exemplo, saber que as citações que o Mauricio sempre faz em entrevistas sobre o Horácio ser publicado no Japão pela Sanrio "junto da Hello Kitty" sejam tão antigas.
Um bom e insistente marketing positivo sempre esconde ou minimiza as falhas, e ajuda a vender e fortalecer uma imagem de sucesso.
Pesquisem "Monika dan kawan-kawan" na busca de imagens do Google, com aspas, para ver como a turma da Mônica fez relativo sucesso na Indonésia. Já falei com indonésios que conheciam os personagens, mas não faziam ideia de que eram do Brasil.
ResponderExcluir