Em tempos remotos, publicações como o Almanaque Abril listava anualmente as revistas com maiores vendas e maiores tiragens (ou seja, a quantidade de exemplares impressos, mas não necessariamente vendidos). A fonte era o IVC, instituto criado exatamente para auditar esses números e dar credibilidade aos anúncios feitos pelas editoras.
Hoje, poucos títulos de quadrinhos são auditados pelo IVC, como os tradicionais da Disney e da MSP. Onde isso ocorre, o selo do instituto consta do expediente da revista.
Hoje, poucos títulos de quadrinhos são auditados pelo IVC, como os tradicionais da Disney e da MSP. Onde isso ocorre, o selo do instituto consta do expediente da revista.
E raramente o leitor conhece os números, a menos que a própria editora decida, por algum motivo, propagandeá-los.
O site meio&mensagem divulgou, há alguns meses, números assim (veja tabela abaixo; as informações são acessíveis por qualquer um, já que estão abertas na internet).
Além de só servirem para matar um pouco da curiosidade de alguns leitores, como já dito, também deve-se considerar que as próprias editoras não escondem que passam por um momento turbulento, dada a crise econômica que o país atravessa — talvez sem precedentes para o mercado editorial. Portanto, os números abaixo, hoje, podem ser menores.
Por fim, cabe ressaltar a diferença entre “vendas” e “tiragens”.
Tiragem é a quantidade de exemplares impressos, mas que não serão necessariamente vendidos. Desde a distribuição às bancas, há o extravio e o próprio encalhe de edições, algo esperado e previsto pelas editoras.
Um editor disse ao Planeta Gibi, certa vez, que são impressos 3 exemplares para cada venda que se pretenda fazer.
Os títulos da MSP têm ótima relação tiragem-venda, assim como os da Disney, porque suas editoras redistribuem as edições não vendidas para outras regiões e por outros canais, como supermercados.
Várias edições de gibis mensais Disney, por sinal, chegam a ganhar reedição meses depois do primeiro lançamento a fim de atender esses outros canais — daí a existência uma mesma edição com detalhes editoriais diferentes nas capas ou com anúncios diferentes nelas publicados.
◼ ENQUANTO ISSO, EM 1975...
► Por Edenilson Rodrigues.
► Fontes: citadas acima.
► Publicado originalmente em 29/dez/2016.
Vendas
2014* |
Tiragens
2º sem/2015** |
Vendas
2º sem/2015** |
|
BATMAN
|
ND
|
28.000
|
9.000
|
LIGA DA JUSTIÇA
|
ND
|
20.000
|
ND
|
LANTERNA VERDE
|
ND
|
18.000
|
ND
|
A SOMBRA DO BATMAN
|
ND
|
16.000
|
ND
|
SUPERMAN
|
ND
|
15.000
|
8.000
|
MAD
|
ND
|
14.000
|
ND
|
UNIVERSO MARVEL
|
ND
|
14.000
|
ND
|
CONSTANTINE
|
ND
|
12.000
|
ND
|
UNIVERSO DC
|
ND
|
12.000
|
ND
|
HOMEM-ARANHA SUPERIOR
|
ND
|
25.000
|
ND
|
X-MEN
|
ND
|
23.000
|
ND
|
HOMEM-ARANHA (NOVA
MARVEL)
|
ND
|
21.000
|
ND
|
OS VINGADORES (NOVA
MARVEL)
|
ND
|
21.000
|
ND
|
GUARDIÕES DA GALÁXIA
|
ND
|
20.000
|
ND
|
WOLVERINE
|
ND
|
20.000
|
ND
|
X-MEN EXTRA
|
ND
|
17.000
|
ND
|
VINGADORES: OS MAIORES
HERÓIS...
|
ND
|
16.000
|
ND
|
UNIVERSO MARVEL
|
ND
|
14.000
|
ND
|
AVANTE, VINGADORES! (2ª
SÉRIE)
|
ND
|
12.000
|
ND
|
TURMA DA MÔNICA JOVEM
|
ND
|
223.000
|
ND
|
MÔNICA
|
125.994
|
215.000
|
ND
|
CEBOLINHA
|
124.965
|
168.000
|
ND
|
MAGALI
|
113.164
|
166.000
|
ND
|
CASCÃO
|
114.369
|
161.000
|
ND
|
CHICO BENTO
|
108.055
|
161.000
|
ND
|
ALMANAQUE DA MÔNICA
|
ND
|
130.000
|
ND
|
ALMANAQUE DA MAGALI
|
ND
|
122.000
|
ND
|
ALMANAQUE DO CASCÃO
|
ND
|
119.000
|
ND
|
ALMANAQUE DO CHICO BENTO
|
ND
|
117.000
|
ND
|
ALMANAQUE DO CEBOLINHA
|
ND
|
113.000
|
ND
|
TURMA DA MÔNICA
|
ND
|
104.000
|
ND
|
MÔNICA ESPECIAL DE NATAL
|
ND
|
84.000
|
ND
|
GRANDE ALMANAQUE DE
FÉRIAS
|
ND
|
67.000
|
ND
|
ALMANAQUE TEMÁTICO
|
ND
|
64.000
|
ND
|
GRANDE ALMANAQUE
|
ND
|
64.000
|
ND
|
CLÁSSICOS DO CINEMA
|
ND
|
36.000
|
ND
|
COLEÇÃO HISTÓRICA
|
ND
|
31.000
|
ND
|
ALMANAQUE TURMA DA TINA
|
ND
|
29.000
|
ND
|
ALMANAQUE TURMA DO
PENADINHO
|
ND
|
25.000
|
ND
|
ALMANAQUE DO LOUCO
|
ND
|
24.000
|
ND
|
NEYMAR JR
|
ND
|
23.000
|
ND
|
SAIBA MAIS
|
ND
|
22.000
|
ND
|
PATO DONALD
|
41.117
|
ND
|
ND
|
ZÉ CARIOCA
|
40.481
|
ND
|
ND
|
MICKEY
|
40.403
|
ND
|
ND
|
TIO PATINHAS
|
40.114
|
ND
|
ND
|
PRINCESAS DISNEY
|
32.324
|
ND
|
ND
|
* Fonte:
dados do IVC divulgados pelo meio&mensagem. Média do ano de 2014.
Tiragens não informadas.
|
|||
** Fonte:
meio&mensagem, Portfolio de Mídia (período estimado com base nos títulos
listados e então em circulação).
|
|||
ND: dado não
divulgado.
|
◼ ENQUANTO ISSO, EM 1975...
Reprodução de página do Almanaque Abril 1976 com dados do IVC (Instituto Verificador de Circulação — hoje, de "Comunicação").
► Fontes: citadas acima.
► Publicado originalmente em 29/dez/2016.
Isso é fato.
ResponderExcluirVou colar aqui, o comentário q um leitor fez sobre turma da Mônica, em um blog: "... Turma da Mônica...é sucesso de vendas mas para um público que não tem senso crítico...no caso da MSP o problema está no excesso de metalinguagem ...personagens falando com o leitor o tempo todo é falta de imaginação e não criatividade. Não há uma só revista da Turma da Mônica que não tenha uma historinha com os personagens falando com o leitor...". Bem, como eu não leio, eu não sei se é verdade, mas imagino q sim.
ResponderExcluirOutro leitor comentou sobre Disney: "Estava conversando estes dias com o dono da banca em que compro revistas há mais de 30 anos. E ele foi categórico: poucas crianças estão comprando gibis da Disney. Parece que não há uma renovação dos leitores de uma maneira que se mantenha um mercado cativo com novos."..."E nesta mesma conversa o dono da banca comentou que quem compra os capas duras são pessoas de mais idade (como eu), pois além do preço não ser acessível, parece haver um certo saudosismo dos leitores de antigamente por este tipo de material."
Achei que só eu detestasse esse lance de eles falarem o tempo inteiro que estão numa HQ. Eu já tenho dificuldade pra me envolver com qq história, quando ficam lembrando o tempo inteiro que é só um mangá/gibi/whatever, aí a dificuldade quadruplica.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBatman, Homem Aranha e Xmen campeões de venda entre os heróis. Brasil repetindo EUA.
ResponderExcluirAdoro Disney, mas não podemos negar que alguma coisa MSP tá fazendo certo para com seus leitores, pq continuam vendendo muito bem nos tempos de hoje.
ResponderExcluirBem interessante esses números.
ResponderExcluirMas lendo os comentários fica duas dúvidas:
1)O fato de ter mais turma da Mônica do que Disney no sebo não se deve simplesmente ao fato de que TM vende 3x mais que Disney?
2)Sobre o público Disney não se renovar e o de TM sim, o que a Abril poderia fazer para atrair mais o publico infantil? Mudar a identidade visual das revistas? Reiniciar a numeração (o que eu acho bonagem, particularmente)?
O fato de não renovar público é o que levará o cancelamento de Tex aqui no Brasil no futuro e se esse realmente é um problema enfrentado pela Disney tbm, me pergunto quais seriam as soluções.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirO trabalho que a Panini vem fazendo com Turma da Mônica, Marvel, DC, Mangás e quadrinhos autorais compensa qualquer sessão de cartas que eles não têm ;)
ExcluirAdemais, eles divulgam a arte dos leitores nas suas páginas no Facebook. É só seguir que vc vê pelo menos uma por semana, e atingindo muito mais pessoas do que se publicadas dentro das revistas.
E por último, não é só pq os editores da Panini não fizeram uma coleção histórica do Hulk com 40 edições de luxo que eles são "vagabundos" ou "retardados".
As editoras precisam vender, não importa se os leitores descartam ou não suas revistinhas.
ResponderExcluirDe onde saiu esses dado que leitores de tal produto descartam-no e leitores de outro guardam? Eu acho que o alto volume de vendas da MSP é que está confundindo sua cabeça, pois é obvio que vai encontrar dez vezes mais Turma da Mônica em sebos se esse quadrinho vende dez vezes mais.
ResponderExcluirA MSP tem mais descarte porque vende muito mais, simples assim. E vende muito mais porque inova constantemente, trazendo revistas que atraem o público alvo e além.
ResponderExcluirSe querer qualidade de impressão e encadernação, de uma editora do porte e tradição da Editora Abril, é ser pobre de espírito, então eu sou muito pobre de espírito.
ResponderExcluirUHAHUAHUAHUA, olha o argumento do cidadão: "eles divulgam sim mantendo contato com leitores, basta ver no Facebook", claro, o Face deles que é uma ESCULHAMBAÇÃO geral, cheio de spams e ainda esclarecimentos feitos nos comentários seja de qualquer postagem que na maioria das vezes QUASE NUNCA tem a ver com o assunto.
ExcluirHUAHUAUHAUHAHUAHUAHUA, é foda ;)
Depois de marvel vs dc agora msp vs disney? kkk A msp é bem mais profissional, publica o próprio trabalho. A abril administra um "tesouro" enorme, mas não entende a demanda do público novo q nem sabe sobre o excelente trabalho de seleção do mafia ou não vai comprar luxo. Já a msp conta c caras como gusman q reinventa a turma a cada ano: TMJ, luxo lá não é reedição, é um novo conceito: graphic novel, e por aí vai!
ResponderExcluirAbril não trabalha com papel jornal ;)
Excluirkkkkkkkkkkkkkk.
ResponderExcluirFala galera blz? Primeira vez aqui no site e gostei muito da postagem! Alguém falou sobre os quadrinhos da MSP serem descartáveis, mas se pararmos pra analisar o mercado japonês, lá, as revistas de linha também são descartáveis. Os japoneses fazem com as revistas o mesmo que com os jornais. Lêem, enviam ou depositam sem cupom com o seu voto semanal (lá eles avaliam as séries pela votação dos leitores) e descartam. Mas, pensemos mais um pouco: Não seria mais viável $$$ para o nosso mercado se fosse no mesmo esquema? Só pra refletirmos um pouco, Revistas "descartáveis" porém, baratas, acessíveis a todos não dariam um ânimo? Depois, quem quiser colecionar, pode-se pensar em algo como no Japão mesmo onde as mais populares ganham volumes compilando número "Xis" de edições!
ResponderExcluirApenas divagando sobre o tema! Só não concordo muito com essa onda de fazer quadrinho com capa banhada a ouro e preço idem, distribuído apenas para grandes livrarias! Ainda acho que quadrinhos precisam ser bons e baratos! Não gosto de papel jornal, não mesmo! Mas pra uma série mensal, onde o leitor que curtiu a série vai ter que gastar todo mês pra acompanhar seus heróis, quanto mais barato for, melhor. Aí depois, compila tudo num encadernado de luxo sei lá.
O Mauricio vende muito porque vende barato (Claro, óbvio, as histórias são boas) e ta em todo lugar. No dia que ele resolver mudar para papel couchè, capa dura e o escambal, não sei se os números serão os mesmos!
Mas é apenas a minha opinião! Pensemos...
Grande abraço e parabéns pelo trampo!
Turma da mônica você encontra até em super mercados, coisas que as HQs de super heróis não se ver facilmente. Ou seja, falta uma melhorar a visualização do produto no mercado, falta melhorar o marketing. Por exemplo, poderia se distribuir em escolas ou em bancas revistas com histórias ou até com continuação gratuitas em uma forma de incentivar muitas pessoas a conhecerem mais esses personagens e assim irem atrás desses produtos. Sempre republicar revistas número 1, se houver boa vendagem, vou dar como exemplo o meu irmão que ficou interessado em comprar a revista do simpsons após o anúncio na televisão, depois de procurar incessantemente em várias bancas e não encontrar, ele desistiu e nunca mais quis saber dessa revista. Outro ponto a se tocar é que as HQs mensais de super heróis é que dificilmente há nas revistas histórias com arcos fechadas (sem continuações para revistas posteriores, o que desestimula muitas pessoas em comprar, no caso, conheço amigos que desde a abril não compravam muitas HQs pelo simples fatos de algumas revistas terem continuações, não é a toa que há hoje um crescimento enorme de revistas encadernadas).
ResponderExcluirA Abril foi uma das pioneiras em publicar sagas fechadas em títulos que hoje vemos a Panela copiar descaradamente. A Saga do "Oitavo Dia" por exemplo foi apresentada primeiramente aos leitores na última série Premium de "Grandes Heróis Marvel".
ExcluirE sim, nesse caso concordo que arcos fechados devem ser publicados de forma integral, mensal são poucos que conseguem acompanhar, digo isso por ter amigos que simplesmente desistiram de acompanhar Batman e Novos 52 por ser deveras exaustivo ter de aguardar cada mensal.
Panela deu sequência ao que a Abril vinha fazendo, só que do contrário desta sempre foi fogo de palha em todas as suas iniciativas.
ResponderExcluirAcho que a diferença entre o número de vendas das hqs da MSP e da Abril/Disney reflete o conteúdo das produções. As hqs da Turma da Mônica são mais infantis e feitas para consumo rápido, portanto de mais fácil assimilação, ao passo que hqs Disney possuem, no geral, uma qualidade maior, exigindo maior atenção, o que afasta muita gente sem paciência para ler sequer legenda de filme. De qualquer forma, não tem como não admirar o talento e a obstinação do brasileiro Maurício de Sousa. Ele se mantém até hoje com bons números de venda porque sabe "vender o seu peixe", mesmo que esse não agrade tanta gente como antigamente.
ResponderExcluirEu fico feliz em saber que um produto brasileiro como a Turma da Mônica é líder de vendas. Alguns falam com certo desprezo dizendo que é leitura fácil, de gente preguiçosa, mas eu acredito e como fui consumidor dos gibis da Turminha qdo criança que há uma maior identificação pois o leitor se vê como aquelas crianças dos gibis com suas aventuras no bairro onde moram. Muito mais do que patos e cachorros falantes que nem moram no Brasil (nada contra os gibis disney, até gosto, só pra ilustrar meu comentário)
ResponderExcluirConcordo, Turma da monica é pra um publico infantil, adulto le mesmo por nostalgia, assim como eu. Ja Disney é pra um publico adolecente pra cima.
ExcluirE daí que são "descartáveis" as da MSP? As pessoas compram ou roubam das bancas?
ResponderExcluir