
____________________
O primeiro volume da coleção foi lançado em 29 de junho de 1979. Acima, anúncio publicado em MICKEY #321 (jul/1979).
SÉRIE OURO DISNEY era o título interno usado pela Editora Abril, que em 1987 o reaproveitaria noutra coleção (aquela com histórias inusitadas, como a do casamento do Pato Donald e a do Zé Carioca como executivo).


A coleção teve cinco edições, bimestrais, dedicadas a Tio Patinhas, Mickey, novamente Tio Patinhas, Natal e Pato Donald. Todas com 196 páginas, capa cartão, miolo colorido e formato Pato (13,4 x 21 cm). Vamos a eles...
____________________
TIO PATINHAS DE OURO #1 (jun/1979) reuniu num só volume, pela primeira vez no Brasil, todos os 8 capítulos originais de História e Glória da Dinastia Pato criados pelos italianos Guido Martina, Romano Scarpa e Giovan Battista Carpi, com arte-final de Giorgio Cavazzano. Hoje, após tantas republicações, esse fato pode parecer de menor importância. Não na época.
Em 1974, os episódios da saga haviam sido distribuídos entre vários gibis — TIO PATINHAS #108 a 110, ALMANAQUE DISNEY #38 e 39 e MICKEY #262 e 263 — e quem não tinha comprado essas revistas nas bancas na época de seus lançamentos dificilmente teria a saga completa depois, já que só se conseguiam gibis antigos na sorte, em algum ponto de venda de usados ou via seção de cartas.
TIO PATINHAS DE OURO #1, portanto, foi a oportunidade que muitos leitores tiveram para ler, pela primeira vez por inteiro, aquela história de que só conheciam alguns capítulos. A republicação foi revelada na resposta a um leitor na seção de cartas de TIO PATINHAS #166 (mai/1979).
História e Glória da Dinastia Pato voltaria ser republicada pela Editora Abril em:• DISNEY ESPECIAL #100 (1987; os 8 capítulos originais, em layout remontado, mais A Quinta Mosqueteira, capítulo inédito brasileiro);• DISNEY ESPECIAL REEDIÇÃO #100 (1997; os 8 capítulos originais, em layout remontado). Estes dois últimos gibis foram relançados em encadernados de encalhe da série DISNEY ESPECIALÍSSIMO;• HISTÓRIA E GLÓRIA DA DINASTIA PATO em 2 volumes em formato americano (2009; os 8 capítulos clássicos em layout original, mais os 2 capítulos extras italianos de 2005 inéditos no Brasil);• DISNEY DE LUXO #8 HISTÓRIA E GLÓRIA DA DINASTIA PATO, em capa dura (2015; os 8 capítulos clássicos em layout original, mais A Quinta Mosqueteira, os 2 capítulos extras italianos de 2005 e 2 capítulos de Os Paralipômenos da Dinastia Pato, um deles inédito no Brasil);E, pela Panini, em 4 volumes de:• GRANDES SAGAS DISNEY (2024; os 8 capítulos clássicos em layout original, mais os 2 capítulos extras italianos de 2005 e os 3 capítulos de Os Paralipômenos da Dinastia Pato, um deles inédito no Brasil).
____________________
MICKEY DE OURO (ago/1979) trouxe uma coletânea de clássicos de Paul Murry, completada com algumas HQs de nomes como Tony Strobl e Romano Scarpa.
____________________
TIO PATINHAS DE OURO #2 (out/1979) publicou em volume único, pela primeira vez no Brasil, a saga A Caça ao Tesouro, com roteiro (provavelmente) do americano Dick Kinney (criador do Peninha e do Urtigão), desenhos e arte-final, respectivamente, dos italianos Romano Scarpa e Giorgio Cavazzano. A HQ então saiu em seu layout original de 4 tiras por página.
Essa série foi criada pelos Disney Studios, sendo publicada em 1971 na Itália e, no ano seguinte, no Brasil, em TIO PATINHAS #87 e 88, ALMANAQUE DISNEY #17 e MICKEY #241. Foi a primeira vez que a Abril distribuiu os episódios de uma saga Disney entre títulos diferentes de revistas.
Curiosamente, A Caça ao Tesouro jamais voltaria a ser republicada por aqui... até agora, pois a Panini, em julho, vai reapresentá-la no volume 7 de GRANDES SAGAS DISNEY (capa acima), no layout remontado pela Itália de 3 tiras por página.
TIO PATINHAS DE OURO #2 trouxe ainda uma HQ americana de Tony Strobl estrelada pelo Urtigão, Uma Moeda Muito Rara, além de dois clássicos de Carl Barks.
Acima, página de apresentação de A Caça ao Tesouro em LE GRANDI STORIE DISNEY - L'OPERA OMNIA DI ROMANO SCARPA #25 (Itália, 2014) ilustrada com TIO PATINHAS DE OURO #2.
____________________
NATAL DE OURO #1 (dez/1979) reviveu as míticas edições #20 e 26 de DISNEY ESPECIAL (de 1975 e 1976) com HQs de temas natalinos, incluindo alguns clássicos.
No final de 1980, quando a SÉRIE OURO DISNEY já estava cancelada, a Abril publicou outro gibi no tema, o EDIÇÃO ESPECIAL NATAL (capa acima). Apesar de ter layout de capa similar ao de um DISNEY ESPECIAL, a editora o considerou o número 2 de NATAL DE OURO, como pode-se constatar nos códigos das HQs nele publicadas.
Em dezembro de 1981, foi lançada uma terceira edição. Mas aí o título NATAL DISNEY DE OURO (eventualmente, apenas NATAL DE OURO) foi recuperado e assim mantido até o final de 1998, quando a 20ª e última edição foi às bancas. Nenhum outro número, contudo, repetiu o layout de capa do #1. E, a partir do #5 (1983), o gibi passou a sair em formatinho (13,4 x 19 cm).
Histórias de Natal, a propósito, faziam mesmo sucesso nas bancas. Tanto que nos finais dos anos de 1994, 1996 e 1997, a Abril lançou tanto edições de NATAL DE OURO como de DISNEY ESPECIAL no mesmo tema.
Em dez/2010, o título NATAL DE OURO DISNEY foi reiniciado do #1, com 228 páginas, capa cartão e em formatinho (capa acima). Durou 7 edições, até nov/2016.
____________________
PATO DONALD DE OURO #1 (fev/1980) foi o último volume da coleção em seu formato original, e bem singelo: apenas uma coletânea de HQs do pato, por autores como Carl Barks, Tony Strobl, Carl Fallberg e Giorgio Cavazzano, entre outros.
____________________
• Clique aqui para comprar edições antigas de gibis Disney em nossa loja.
____________________
★ Por Edenilson Rodrigues-Lazaro e José Rivaldo Ribeiro.
★ Fonte: Acervo e Banco de Dados Planeta Gibi.
★ Reprodução de artes e fotogramas: para fins de divulgação. Artes e personagens são de propriedade de seus criadores/licenciadores.
★ Dúvidas e sugestões: escreva para o editor do Planeta Gibi Blog.
★ Publicado originalmente em 21/6/2009.
★ Atualizado pela última vez em 21/6/2024.
★ Publicado originalmente em 21/6/2009.
★ Atualizado pela última vez em 21/6/2024.
____________________
Lindas edições! Comprei todas posteriormente em sebos. O Pato de Ouro serviu de propaganda institucional da Abril no fim dos anos 80.
ResponderExcluirLindas capas mesmo...show de post!;)
ResponderExcluirSim, as capas eram uma arte a parte! Chamava muito a atenção nas bancas. Quem nunca quando criança não ficava olhando nas bancas pra ver as capas rsrs e sem cruzeiro no bolso pra comprar kkkk
Excluirmeus deus, que acontece com essas capas de hoje em dia!! Olha a edição de Natal de 1980, coube até a Clarabela. E a comparação com a edição de 2010. É, bons tempos mesmo aqueles rsrs
Excluirótimo post.espero que voltem um dia...
ResponderExcluirMuito bom reler esses especiais, com as atualizações de novas edições. Torço para que vocês repostem aquela série especial de aniversário da Abril, contendo um número infindável de informações. Fico na torcida, e parabéns pelo resgate.
ResponderExcluirEm tempo, escutei uma entrevista dia desses do Maffia em que ele comenta que, se deixar, os "meninos do Planeta Gibi" fazem matérias de 10 páginas nas revistas de linha. Se nas revistas há limitação, aqui no site de vocês o céu é o limite!