Margarida foi a primeira personagem feminina Disney a ter um título no Brasil. Hoje isso pode não parecer relevante, mas na época ganhou grande destaque na imprensa, foi muito comentado nas bancas... e provocou uma ciumeira danada no Donald! E a revista foi das mais bensucedidas, durando mais de dez anos. A personagem retorna agora com uma segunda série de seu almanaque —que, se não prima pela raridade das histórias, dá uma ótima amostragem dos diferentes perfis de Margarida, já que mescla produções dinamarquesas com outras brasileira, italiana e americana.
Almanaque da Margarida #1 — dez/10
84 páginas coloridas — formatinho 13,4 x 19 cm — lombada quadrada — R$ 4,20
84 páginas coloridas — formatinho 13,4 x 19 cm — lombada quadrada — R$ 4,20
Um Gênio da TV
Roteiro de Arthur Faria Jr., desenhos de Irineu Soares Rodrigues
B 880081. 10 páginas. HQ publicada também na Espanha e na Itália.Imprevistos Técnicos
Roteiro de Bruno Concina, desenhos de Claudio Panarese
I M 28-2. 18 páginas. Publicada antes no Brasil uma única vez, há mais de dez anos, em Tio Patinhas #416.Encontro às Escuras
Roteiro de Per Hedman, desenhos de Vicar
D 2003-107. 12 páginas.Mímico de Talento
Desenhos de Bob Gregory
W DAD 41-02. 5 páginas. Produzida originalmente para o título americano Daisy and Donald, de 1979.Visita da Pesada
Roteiro de Stefan Petrucha, desenhos de Marçal Abella Bresco
D 2000-126. 6 páginas. Originalmente publicada em Almanaque Disney #351 (2003), esta HQ traz uma rara aparição de Peninha pela Egmont, da Dinamarca. As Garotas se Divertem
Roteiro de Carol & Pat McGreal, desenhos de Francisco Rodriguez Peinado, arte-final de Enriqueta Perea
D 2002-134. 12 páginas. Produção dinamarquesa publicada em vários países, inclusive China e Estados Unidos.Doneu e Margareta
Roteiro de Paul Halas, desenhos de José Maria Millet Lopez
D 2004-021. 16 páginas.Editor: Paulo Maffia
Fonte de indexação: Inducks
Capa original: desenhos de Corrado Mastantuono para Topolino #2271 (8/jul/99, Itália. Imagem adicional do Inducks / Outducks).
Apesar do Inducks creditar a ideia da capa acima para Francesco Artibani, é evidente que se trata de um remake da capa desenhada quatro anos antes por Euclides Miyaura para nossa Margarida #230 (jun/95). Veja:
Apesar do Inducks creditar a ideia da capa acima para Francesco Artibani, é evidente que se trata de um remake da capa desenhada quatro anos antes por Euclides Miyaura para nossa Margarida #230 (jun/95). Veja:
Nenhum comentário para este almanaque ainda?! Espero que isto não tenha significado baixas vendas, pois está surpreendentemente bom. Não que a personagem não tenha boas histórias, pelo contrário. Mas ocorre que a seleção de histórias está muito caprichada e abrangente. Gosto muito da Margarida, pois ela, ao contrário da Minie, tem uma personalidade complexa, assim como o seu namorado e o Patinhas.
ResponderExcluirMargarida é isso aí. Este post continua em breve...
ResponderExcluir