Almanaque do Mickey #1 — dez/10
84 páginas coloridas — formatinho 13,4 x 19 cm — lombada quadrada — R$ 4,20
Gênio Preguiçoso
Roteiro e desenhos de Noel van Horn
D99006. 10 páginas. HQ dinamarquesa que havia sido publicada no Brasil uma única vez, há dez anos, em Mickey #626.
Na Floresta do Alce Gigante
Desenhos de Paul Murry
WMM122-01. 21 páginas. Publicada primeiro em 1969, nos EUA, estreou no Brasil no ano seguinte, nas páginas de Mickey #207. Depois disso, os brasileiros só puderam conferi-la em Disney Especial #37 Os Gigantes (jul/78). Na época, Disney Especial tinha 260 páginas. Quando de sua reedição, oito anos depois, o gibi só tinha 228 páginas, e esta foi uma das cinco HQs cortadas.
O Rei do Rock
Roteiro de Stefan Petrucha, desenhos de Francisco Rodriguez Peinado, arte-final de Enriqueta Perea
D2000-164. 10 páginas. Publicada no Brasil, antes, em Mickey #706 (out/03).
Quem Não Trabalha Atrapalha
Desenhos de Jack Bradbury, arte-final de Steve Steere
S69043. 5 páginas. História produzida nos EUA para o mercado internacional. Acabou sendo publicada, antes daqui, somente duas vezes: em Topolino #773, de 1970, e em Zé Carioca #1017, do ano seguinte. Fora das bancas, portanto, há 39 anos!
Quem Quer Viver pra Sempre?
Roteiro de Sarah Kinney, desenhos de Jorge David Redo
D2002-026. 8 páginas. Outra dinamarquesa publicada em vários países europeus, incluindo a Rússia. No Brasil, só saiu antes em Mickey #734 (out/04).
O Mistério das Margaridas
Roteiro de Carl Fallberg, desenhos de Paul Murry
WWDC252-05P. 24 páginas. Esta HQ estreou em Walt Disney's Comics and Stories #252, em set/61. Uma edição que trazia ainda capa de Tony Strobl, abertura de Barks, histórias de Al Hubbard, Pete Alvarado... nada menos. Por aqui, estreou no ano seguinte, em Mickey #122, com direito a capa exclusiva de Jorge Kato. Não era republicada no Brasil há dezoito anos.
Editor: Paulo Maffia
Fonte de indexação: Inducks
Dia desses eu comprei uma edição do Mickey #207 só pra eler a história do Alce Gigante do Murry e agora foi lançada no novo Almanaque do Mickey, se eu tivesse esperado um pouco não teria marchado com aquela grana, bom mas tudo bem aquela edição também é muito show, tem aquela última história "Dinheiritis Aguda" com o Tio Patinhas com o Phil DeLara, um traço que me leva até os DuckTales da TV. Um abração amigos do Planeta Gibi.
ResponderExcluirNão esquecendo, é claro, que o Phil De Lara foi animador na Warner, mais precisamente na equipe do Robert McKimson.
ResponderExcluirEle também esteve envolvido com os quadrinhos da Hanna-Barbera (na fase Dell/Gold Key), principalmente em Manda-Chuva.
Há, também, uma estória do Pepe Legal desenhada por ele, onde o atrapalhado cavalo-xerife aparece como El Kabong (incluindo também o vilão, o déspota espanhol Don Chillada).
Phil de Lara, ainda na fase áurea da Dell/Gold Key (em termos de Hanna-Barbera), também desenhou várias estórias dos Flintstones.
ResponderExcluir