Escrita por Ivan Saidenberg e desenhada por artistas diversos, a saga brasileira teve seus cinco capítulos publicados no início dos anos 1980 em Mickey, Tio Patinhas e Almanaque Disney. Pouco mais de quatro anos depois, ganhou republicação em Tio Patinhas Especial #4, com o acréscimo de dois novos capítulos produzidos especialmente para aquela edição. Foi a última vez que o Brasil pode ver esses quadrinhos.
Posteriormente, a História de Patópolis foi publicada em forma de textos e ilustrações nas três primeiras edições de Aventuras em Patópolis (mar-abr/94 —e acreditamos que poucos saibam ou tenham notado isso!).
Além de ter sido editada em Portugal e na França, também já saiu na Itália duas vezes, ambas em Mega Almanacco (jan/85 e jan/89), abrindo a edição e com destaque na capa.
Já os dois capítulos extras só saíram em Portugal, além daqui. E, aparentemente, permanecerão inéditos na Itália. A conferir.
Imagens: Inducks / Outducks
Sacanagem! Será que vou ter de dar um jeito de comprar a edição Italiana?Continuo minha campanha:
ResponderExcluirMaffia republica logo isso por aqui!!
Uma maravilha!!:D
ResponderExcluirVamos Maffia também queremos a HQ: História de Patópolis!!!;)
Exelente post!:)
Que legal! É sempre bom ver autores brasileiros de hqs prestigiados lá fora, especialmente na Itália, que sempre tem tido uma relação de parceria com o Brasil nos quadrinhos.
ResponderExcluirUma republicação desta saga neste ano que se segue seria muito bem-vinda realmente, especialmente porque o meu queridíssimo personagem Prof. Ludovico está completando 50 anos em 2011. Sim, ele surgiu em 1961 nos quadrinhos. Não esqueçam de dedicar um looooooongo post a ele aqui no PlanetaGibi, ok?
Ah, sim, a associação entre o Ludovico e a História de Patópolis se deve ao fato de que o professor abilolado teve uma participação muito honrosa nesta saga!
ResponderExcluirhttp://coa.inducks.org/issue.php?c=br%2FTPE++++4