Nas 84 páginas desta segunda edição do ALMANAQUE DO PROF. PARDAL o leitor encontrará nada menos que 12 HQs. Entre elas, Um Golpe de Limpeza, de Carl Fallberg e Tony Strobl, publicada antes no Brasil somente no longínquo ano de 1974. Por sinal, a seleção do gibi segue essa linha, com o resgate de histórias assinadas por artistas do nível de Jack Bradbury, Júlio de Andrade Filho e Carlos Edgard Herrero, dentre outros. Os colecionadores também apreciarão a volta das datas em todos os gibis Disney, daqui para frente.
Os leitores brasileiros estão bem habituados com o visual do inventor mais bensucedido de Patópolis, incluindo seus cabelos ruivos. Ao folhearmos revistas brasileiras mais recentes, onde as HQs dinamarquesas ou italianas aparecem com as cores utilizadas pelos artistas daqueles países, porém, iremos nos deparar com um Pardal bem diferente: cabelo marrom, cabelo amarelo, roupas que variam de tonalidade... Pois neste almanaque nota-se o cuidado que se teve para padronizar o personagem, em todas as histórias, nas cores com que o Brasil se acostumou a vê-lo.
Uma curiosidade entre as muitas HQs desta edição: Patópolis tem um prefeito muito conhecido dos leitores. Uma criação do mestre Carl Barks, o Prefeito Leitão ganhou um novo sobrenome em O Patosat I, história que abre o gibi, com roteiro de Arthur Faria Jr. e desenhos de Irineu Soares Rodrigues (de 1985): Leitão A. Sado! Político que governa Patópolis há mais de 50 anos, por inúmeros mandatos (vai saber...), Leitão já teve outros sobrenomes. Voltemos a isso. Coincidentemente, numa outra história desta edição a cidade tem outro governante, quebrando ao acaso a hegemonia dele.
ALMANAQUE DO PROF. PARDAL #2 — jul/11
semestral, 84 páginas cor, formatinho 13,4 x 19 cm, lombada quadrada, R$ 4,95
O Patosat I. Roteiro de Arthur Faria Jr., desenhos de Irineu Soares Rodrigues. B850027. 8 páginas
Um Golpe de Limpeza. Roteiro de Carl Fallberg, desenhos de Tony Strobl. S73244. 8 páginas
A Casa Giratória. Roteiro de Vic Lockman, desenhos de Bob Gregory. WDD149-05. 7 páginas
Um Problema Cabeludo. Desenhos de Antoni Gil-Bao. D2192. 4 páginas
O Generoso Tio Patinhas. Desenhos de Tony Strobl. S72441. 5 páginas
A Torta que Deu Bolo. Roteiro de Júlio de Andrade, desenhos de Roberto O. Fukue. B74437. 5 páginas
O Caso do Concurso de Casas. Roteiro de Júlio de Andrade, desenhos de Sérgio Lima. B74430. 8 páginas
O Carro Elétrico. Roteiro de Jim Kenner, desenhos de Antoni Gil-Bao. D2669. 4 páginas
Roubo de Tirar o Chapéu. Desenhos de Carlos Edgard Herrero. B760106. 5 páginas
A Volta dos Piratas. Desenhos de Tony Strobl, Arte-final de John Liggera. S63033. 8 páginas
O Transportador Interplanetário. Roteiro de Vic Lockman, desenhos de Jack Bradbury. S65186. 8 páginas
É Aquela Água!. Desenhos de Verci de Mello. B830016. 8 páginas
Capa original: ideia de Arild Midthun, desenho de Francisco Rodriguez Peinado para ANDERS AND & CO. #2011-03 (Dinamarca, 20/jan/11). Imagem adicional: Inducks / Outducks
Indexação: Inducks
"Os colecionadores também apreciarão a volta das datas em todos os gibis Disney, daqui para frente."
ResponderExcluirMais um ponto positivo da Abril...os fãs agradeçe!\0/
Muito interessante as explicações do Planeta Gibi sobre a política de Patópolis. Gostei muito desse almanaque.
ResponderExcluirBom, o que vocês chamam de ruivo neste caso, eu chamo de rosa. Mas tudo bem. É que nem quando alguém diz que a minha camisa verde é bonita, e eu respondo que ela é azul na verdade.
ResponderExcluir[Coincidentemente, numa outra história desta edição a cidade tem outro governante, quebrando ao acaso a hegemonia dele.]
Prefeito com cara-de-cachorro, até onde eu saiba, só nos primórdios das hqs do Barks. Houveram outros além do mostrado nessa hq nacional?
Não costumo me importar quando não me respondem em foruns/blogs/etc. e nem sou 'carentinho', mas gostaria que algum sabichão respondesse a minha pergunta acima...
ResponderExcluir