' '

22 de agosto de 2009

Aventuras Disney: 3º ano

Por E. Rodrigues

Continuando nossa retrospectiva de Aventuras Disney... O período é tomado pela saga italiana Os Mágicos do Mickey (por sinal, escolhida para a reestreia do gibi do Mickey nos Estados Unidos, que ocorrerá no final do mês que vem, pela Boom! Studios). Mas sobrou bastante espaço para Paul Murry, Tony Strobl, Taliaferro, Don Rosa, Daniel Branca, Gottfredson. Sem falar das impagáveis HQs nacionais, com Morcego Vermelho, Biquinho, Urtigão...
#25 (ago/07)
Como informa a capa, são publicados mais capítulos de Os Mágicos de Mickey (tradução de Primaggio Mantovi para o roteiro de Stefano Ambrosio. Arte a cargo de Alessandro e Lorenzo Pastrovicchio, Alessandro Perina, Marco Gervasio, Marco Mazzarello, Marco Palazzi e Vitale Mangiatordi). A edição se completa com a republicação de uma HQ da redação de A Patada, Arte e Manhas, com arte de Tony Strobl.

#26 (set/07)
Além do último capítulo de Os Mágicos de Mickey, esta edição também traz a inédita Donald e Os Sapos Assassinos do Espaço (roteiro de Paul Halas e arte de Miguel Fernandez Martinez). São reeditadas Professor Ludovico Chega a Patópolis (arte de Tony Strobl, recolorida por Fernando Ventura) e a brasileira Uma Assombração Maior que a Outra, com Urtigão (arte de Haroldo Guimarães Neto).

#27 (out/07)
A aventura da bela capa é Donald, o Agente Qua Qua 7 em Geléia de Diamantes (roteiro de Sisto Nigro e arte de Alessio Coppola). Depois, só clássicos recuperados: Mickey e Pateta estão em O Cão de Basketville (roteiro de Vic Lockman e arte de Tony Strobl), Morcego Vermelho e A Volta do Dr. Tictac? (roteiro de Arthur Faria Jr. e arte de Irineu Soares Rodrigues), Fernando Ventura recolore O Mistério do Vespa Vermelha (roteiro de Cecil Beard e arte de Paul Murry), e tiras de Mickey e Horácio (roteiro de Merrill De Maris e arte de Floyd Gottfredson). Curiosidade: uma página de tiras da Margarida é impressa por engano na HQ do Vespa Vermelha — a correção viria na edição seguinte —, lembrando que foi essa HQ que abriu o legendário Disney Especial #6 Os Inesquecíveis (ago/73), que nunca foi reeditado.

#28 (nov/07)
Esta é uma edição memorável. Até já tínhamos feito um post só para ela (leia-o aqui). Tem a estreia de Pateta nos quadrinhos (roteiro de Floyd Gottfredson e Webb Smith, com arte de Gottfredson), e dos sobrinhos do Donald também (argumento e arte de Al Taliaferro, com roteiro de Ted Osborne). Taliaferro desenha ainda as curiosas tiras em que Margarida contracena com Donna Duck (roteiro de Bob Karp). Ocorre que Donna, personagem surgida no curtametragem Don Donald (jan/37), é considerada oficialmente pela Disney como a primeira aparição de Margarida, ainda que com outro nome! A edição presta homenagens aos 75 anos de Pateta, 70 anos de Margarida e Huguinho, Zezinho e Luisinho, e 60 anos de Esquálidus.

#29 (dez/07)
Superpato estrela uma superaventura inédita de 42 páginas: Era Uma Vez... Urgh (argumento de Andreas Pihl, roteiro de Peter Snejbjerg e desenhos de Massimo Fecchi), ao lado das republicações de O Sumiço do Superpateta (arte de Roberto O. Fukue), Morcego Vermelho e O Borrachinha (arte de Carlos Edgard Herrero) e do clássico de Paul Murry Os Dobrões do Velho Galeão, com Mickey e Pateta.

#30 (jan/08)
Mickey e O Colosso de Rodes ocupa mais da metade da edição (roteiro de Casty, arte de Giorgio Cavazzano). A HQ A Coqueluche Morcego brinca com o megassucesso que Morcego Vermelho fazia de verdade nas bancas na década de 1970 (roteiro de Ivan Saidenberg e arte de Carlos Edgard Herrero). E ainda: Irmãos Metralha em Si-lên-ci-o! (roteiro de Vic Lockman e arte de Tony Strobl) e Pato Donald em Tempo Parado Também É Dinheiro, de Don Rosa.
#31 (fev/08)
Tem início Os Mágicos de Mickey 2 (roteiro de Stefano Ambrosio e arte de Alessandro Pastrovicchio, Alessandro Perina, DIppolito, Lorenzo Pastrovicchio, Marco Palazzi, Roberto Vian e Vitale Mangiatordi). São reeditadas Invasão de Mosquitos, com os professores Pardal e Ludovico (roteiro de Don Christensen e arte de Tony Strobl), e outra HQ de Paul Murry: Mickey e Pateta e A Mascote do Rei.

#32 (mar/08)
Mais dois capítulos de Os Mágicos de Mickey 2. Retornam as brasileiras Ajudo, Sim, Biquinho! (roteiro de Gérson L. B. Teixeira e desenhos de Irineu Soares Rodrigues) e O Saltador Maluco, com Morcego Vermelho (roteiro de Júlio de Andrade e desenhos de Carlos Edgard Herrero). O argentino Daniel Branca desenha Tio Patinhas em A Verdadeira Pista Falsa (argumento de Joel Katz e roteiro de Jack Sutter).

#33 (abr/08)
Três capítulos de Os Mágicos de Mickey 2 preenchem a edição.
#34 (mai/08)
Além de mais dois capítulos da minissérie Os Mágicos de Mickey 2, temos aqui a republicação de O Superastro, com Superpateta (arte de Roberto O. Fukue), Donald e sobrinhos em Esse Tronco É uma "Lenha" (arte de Tony Strobl), e O Telecachorro, com Pluto (roteiro de Don Christensen e arte de Paul Murry).

#35 (jun/08)
O último capítulo de Os Mágicos de Mickey 2 e uma aventura com Superpato, O Reality Show das Dívidas (roteiro de Marco Bosco e Massimiliano Valentini, com desenhos de Salvatore Deiana) são as inéditas deste número. Aí temos Peninha em Negociantes da Gema (roteiro de Dick Kinney e arte de Al Hubbard) e Mickey e Os Ladrões do Fundo do Mar (arte de Jack Bradbury).

#36 (jul/08)
Superpato e Superpateta estrelam HQs inéditas: Esconderijo Ameaçado! (roteiro de Alberto Savini, desenhos de Giorgio Cavazzano) e Surpresa R/D (roteiro de Augusto Macchetto, desenhos de Alessandro Perina e cores de Fernando Ventura). O gibi tem ainda O Cachorro Magnético, com Pluto (roteiro de Don Christensen e desenhos de Jack Bradbury), Fazer o Bem Sem Olhar a Quem, com Escoteiros Mirins (arte atribuída a John Carey), e O Ataque do Dr. Primavera, com o destemido Morcego Vermelho (roteiro de Gérson L. B. Teixeira a arte de Verci de Mello).

Clique aqui para ler nossos outros posts sobre Aventuras Disney.

Fonte de índices e criadores: Inducks.

Clique aqui para ver as edições de Aventuras Disney disponíveis em nossa loja virtual, o Planeta Gibi Comic Shop.

4 comentários:

  1. Dessas eu não tenho nenhuma! E só pretendo adquirir os números 28, 30 e talvez o 36!

    ResponderExcluir
  2. cade as outras?

    ResponderExcluir
  3. Superpato: na quarta-feira concluímos a retrospectiva. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. só não tenho a n°5,mais nem ligo muito a revista acabou mesmo...também a serie os Magicos de Mickey que naum gostei,na minha opiniaõ acabou com a coleção..eca!

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem a opinião do Planeta Gibi.

Não são permitidos comentários que incluam:

Termos ofensivos, agressivos ou pejorativos
• Qualquer link ou e-mail
• Qualquer menção a outro estabelecimento que comercialize quadrinhos
Assunto alheio ao tema da postagem em questão

Quer saber qualquer coisa sobre nossa loja, como itens a venda, pedidos etc.? Use o Fale Conosco, os fones ou o e-mail de atendimento disponibilizados em www.planetagibi.com. Comentários sobre esses assuntos não serão publicados aqui no blog.