Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro

Tio Patinhas #530
84 páginas — formatinho — R$ 4,95
capa: Massimo Fecchi

Roteiro: Jens Hansegård. Desenhos: Massimo Fecchi.
Primeira publicação: Lustiges Taschenbuch #373, Alemanha, jan/08. Inédita no Brasil.


Roteiro: Valentina Camerini. Desenhos: Marco Mazzarello.
Primeira publicação: Topolino #2779, Itália, mar/09. Inédita no Brasil.
A mais recente HQ italiana com Biquinho mostra, como nos velhos tempos, a paz do pobre Donald sendo quebrada com a visita do primo Peninha e de seu sobrinho. O patinho agora é um expert na 'Patonet', mobilizando estações de televisão e até mesmo a Agência Espacial Patopolense. Tudo por causa de um simples trabalho escolar sobre seres extraterrestres!


Argumento: Martin Deleurand. Roteiro: Charlie Martin. Desenhos: Daniel Branca.
Primeira publicação: Anders And & Co. # 1995-13, Dinamarca, mar/95. Inédita no Brasil.
Esta HQ traz Tio Patinhas (com tiradas impagáveis) às voltas com a visita de um inspetor de segurança em uma de suas obras. Bem, como o muquirana costuma mesmo economizar em tudo, pode-se dizer que mais 'seguro' mesmo teria sido o tal inspetor ficar em casa!

Roteiro: Byron Erickson. Desenhos: Daan Jippes.
Primeira publicação: Kaczor Donald # 2009-04, Polônia, jan/09. Inédita no Brasil.
Após décadas de tentativas, Maga Patalójika consegue realizar seu grande sonho: obter o toque de Midas! Alcançada finalmente essa meta vem o dilema: e agora? Sem velhos hábitos, a vida pode se tornar insuportável. O problema desta HQ é que a arte de Dan Jippes é tão fenomenal, que você não sabe se presta atenção na história ou nas expressões formidáveis que o artista imprimiu na feiticeira!
"Obsessão' parece ser uma boa história - os desenhos de Daan Jipes são mesmo ótimos,e o enredo de "Patinholândia" também tem cara de interessante, mas confesso que eu nunca apreciei os desenhos de Massimo Fechi: os traços são grossos e os patos muito caricatos, como a maioria dos quadrinhos italianos produzidos atualmente; Marco Mazzarello é outro que leva esse estilo ao extremo e tira muito do prazer da leitura(pelo menos pra mim, um fã dos quadrinhos clássicos). E as histórias de Romano Scarpa, já pararam de ser publicadas? Era o que estava fazendo a revista valer a pena, e lendo a seção de cartas da última edição, tive a impressão de que eles ainda teriam muito desse material clássico para publicar.
ResponderExcluirCaro colega é contraditório você dizer que os traços italianos são grotesco e que romano scarpa vale apena.
ResponderExcluirAssim como muitos desenhistas europeus que tentam seguir os traços do inesquecivel Carl Barks, o italianos Marco Mazzarello Massimo Fecchi, são segudores de Romano Scarpa.
Amigo, em primeiro lugar, eu gostaria de dizer que jamais me referi aos quadrinhos Disney italianos como um todo - muito menos utilizei a palavra "grotesco" - ,mas apenas a uma certa parcela de desenhistas com um traço semelhante e ao meu ver, extravagante. Agora, eu estou certo de que os autores citados são grandes artistas Disney, seguidores artísticos de Carl Barks e reconhecidos como tal, mas há de ser feita uma distinçao entre os quadrinhos clássicos de Romano Scarpa (e outros grandes mestres italianos como Giovan Batista Carpi e Giorgio Cavazzano no início de sua carreira) e os atuais de Fechi, Mazzarello, Alessandro Perina e outros. Se compara-los, você concordará comigo que o traço antigo é muito mais fino e realista, enquanto o atual é mais grosso e extravagante; é claro que muitos leitores preferem esse estilo atual, e você pode muito bem ser um deles, entretanto esse não é o meu caso – mas, é claro, cada um com sua opinião. Por isso, eu posso afirmar que não existe contradição em meu comentário, visto que o traço dos seguidores de Scarpa se alterou muito ao longo das décadas que os separam de seu mestre, até se tornarem dois estilos completamente diferentes. Obrigado.
ResponderExcluirHP
Aproveito a oportunidade para relatar um defeito de edição: ontem comprei Tio Patinhas 529 e, inexplicavelmente, ela veio com algumas páginas grudadas pelo canto superior; gostaria de saber saber se esse foi um problema específico desse exemplar ou se todas as edições 529 vieram com esse defeito. É claro que é um fato sem importância, mas desperta um certo estranhamnento nos leitores.
ResponderExcluirHP
Caro HP, agora você mudou a impressão (heheheh). Não aguentei...
ResponderExcluirPeço desculpas, de fato você não usou a palavra 'grotesco', mas 'grosso', é que aqui na minha terra as duas palavra significam basicamente a mesma coisa.
O traço de romano scarpa , Massimo e cavazzano são os melhores mesmo.
Eu confesso que acho alguns muito feios, é de uma pobreza... parece que desenham com preguiça, mas gosto de alguns roteiros, não sei se quem tá lendo concorda comigo mas algumas histórias são longas e cancativas.
Rogerio
Paraiba
gostei da matéria,continue...hehe,abraços!
ResponderExcluirUma discussão sobre artistas Disney e seus mais variados estilos é sempre algo muito interessante, especialmente quando quando alguns pontos de vista são divergentes.O traço italiano atual detém a supremacia nas publicações disney do mundo todo, então é claro que muitos se agradam dele; entretanto, o estilo clássico é insuperável, e infelizmente possui hoje pouco espaço nos gibis. É por isso que Aventuras Disney vai deixar tantas saudades, pela excelente mescla entre inéditos e clássicos que provavelmente não vai ser vista em outra publicação tão cedo.
ResponderExcluirHP - Rio Grande do Sul
HP, faço minhas as suas palavras, concordo em grau, número e gênero com você.
ResponderExcluirLudy
Eu queria saber onde posso conseguir esse quadrinho?
ResponderExcluirSegurança no Trabalho
Argumento: Martin Deleurand. Roteiro: Charlie Martin. Desenhos: Daniel Branca.
Primeira publicação: Anders And & Co. # 1995-13, Dinamarca, mar/95. Inédita no Brasil.
Esta HQ traz Tio Patinhas (com tiradas impagáveis) às voltas com a visita de um inspetor de segurança em uma de suas obras. Bem, como o muquirana costuma mesmo economizar em tudo, pode-se dizer que mais 'seguro' mesmo teria sido o tal inspetor ficar em casa!
Em nossa loja virtual, Karina: http://planetagibi.com/tio-patinhas-n-530-set-09.html.
ResponderExcluirAbs.