Há mais de 25 anos que isso não ocorria: Tio Patinhas não está na capa de sua revista, diferentemente das outras 540 vezes (incluindo a capa da edição #9-A). Mas o 'sacrifício' valeu a pena, já que a arte de Paolo Mottura é formidável. A HQ sobre Galileu saiu originalmente em duas edições de Topolino, em janeiro último. Aqui, é reproduzida integralmente, e ainda somos brindados com as gags de uma página que referenciam a saga — acessório que a revista Topolino costuma dedicar apenas às suas produções mais diferenciadas. O gibi traz ainda outra parceria Siegel/Cavazzano.
Cadê o Tio? O velho quaquilionário tampouco deu as caras nas capas das edições #203 (mai/82, Peninha e Biquinho), #205 (jul/82, Vovó Donalda e Biquinho), #207 (set/82, Zé Carioca e Mancha Negra) e #230 (jul/84, Donald e Pata Lee). E só.
Tio Patinhas #544
Mensal — 84 páginas — formato 13,4 x 19 cm — R$ 4,95
Galileu e a Árvore da Ciência
Roteiro de Augusto Macchetto, desenhos de Paolo Mottura
Galileo e l'albero della scienza. ITL 2824-1, 50 páginas. Estreou em Topolino #2824-2825 (Itália), em 12 e 19/jan/10. No Brasil: inédita.
Galileu... nos Bastidores
Roteiro de Augusto Macchetto, desenhos de Paolo Mottura
Galileo... dietro le quinte. ITL 2824-3, 1 página. Estreou em Topolino #2824 (Itália), em 12/jan/10. No Brasil: inédita.
O Ensaio
Roteiro de Augusto Macchetto, desenhoa de Paolo Mottura
Il provino. ITL 2825-1, 1 página. Estreou em Topolino #2825 (Itália), em 19/jan/10. No Brasil: inédita.
O Cometa do Azar
Roteiro de Jerry Siegel, desenhos de Giorgio Cavazzano
Zio Paperone e la cometa della sfortuna. ITL 1207-B. 25 páginas. Estreou em Topolino #1207 (Itália), em 14/jan/79. HQ publicada também na Alemanha, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Grécia e Noruega, pelo menos. No Brasil: inédita.
Fonte de indexação: Inducks. Imagens adicionais: Outducks
Editor: Paulo Maffia
Capa de Paolo Mottura para Topolino #2824 (Itália, 12/jan/10)
Valeu a pena mesmo! A arte da capa está impecável!
ResponderExcluirAntigamente isso parecia comum..hoje depois de tanto tempo o Tio não aparecer é um pouco ESTRANHO,kkk:D
ResponderExcluirAh,excelente post!;)
Gostei da capa, ficou diferente, né? Parece revista de história ou de ciências. Poderia ser capa da "Superinteressante"?? rsrsrs.. Tudo certo, mas em dezembro, queremos o velho muquirana de volta, e com tema natalino, é lógico...Abraços.
ResponderExcluirDiferente essa edição. Além do Patinhas não estar na capa, ela é toda voltada a ao tema científico, pois todas as histórias tem alguma coisa a ver com isso, de alguma forma. Parece até uma edição especial....
ResponderExcluirFabianoCaldeira.
Por acaso o Planeta Gibi pode me responder se essa revista de novembro já está à venda no site?
ResponderExcluirAbraços. FabianoCaldeira.
Sim. Clique no banner do final do post. Abraço.
ResponderExcluirAchei facinante essa coisa de Tio Patinhas fora da capa.
ResponderExcluirNos anos 70 era assim e ninguem ligava, já era costum mesmo.
Tio Patinhas 544 já está a venda no planeta gibi fabiano e a busca deles é bem fácil, basta ser curioso e escrever 544 no campo de busca que o gibi logo aparece.
essa é a forma mais fácil de achar, existem muitas outras.
Boa sorte na sua busca.
O expediente de não colocar os personagens que dão nome às revistas nas suas capas era comum nos anos 60, 70 e início dos 80, principalmente nas revistas Pato Donald e Zé Carioca. Alguns personagens que apareciam muito - e sozinhos - eram Pateta (e seu alter-ego Superpateta), Peninha e os Irmãos Metralha. Depois disso, o expediente passou a ficar raro - à exceção de algumas capas de Mickey dos anos 2000 em que Mickey não aparece.
ResponderExcluirObrigado.
ResponderExcluirAcho que a única revista a não ter esta troca de personagem foi a do Pato Donald.
ResponderExcluirMas se eu estiver errado mostrem a capa da revista que não aparece o Donald, porque eu gostaria de vê-la.
Bem, na verdade o Donald não apareceu na capa de sua própria revistas uma porção de vezes! A primeira foi em O Pato Donald #86 (30/jun/53) — que abriu a porteira para uma série de revistas sem o pato na capa. A última vez, foi em PD #2145, de agosto de 1998.
ResponderExcluirAbraço.
Olá, patistas! A capa de TP 544 está, sem exageros, belíssima! E é ótimo ver o Pardal protagonizando uma história longa fazendo as vezes de Galileu. Que responsabilidade!
ResponderExcluirEm tempo: quem quiser conferir praticamente todas as capas de gibis Disney já lançadas no Brasil, deve dar uma olhada no link abaixo:
http://www.papersera.net/vilaxurupita/bdc.htm
Um abração a todos os patistas!
Ah, e eu não senti a menor falta do velho peste na capa... heh heh heh.
ResponderExcluirA propósito! Só para registrar a feliz coincidência.
ResponderExcluirNa seção de cartas do Pato Donald #2145 (a última na qual Donald não aparece na capa), foi publicada uma cartinha deste incansável colecionador.
José Rivaldo Ribeiro