Publicado originalmente em 29/ago/2009.
Na década de 1970, o jornal Folha de S.Paulo tinha um suplemento chamado Quadrinhos. Entre suas atrações estavam, claro, os quadrinhos de Mauricio de Sousa. Afinal, a Folha era a casa da Turma, que ali já estrelava o infantil Folhinha de S.Paulo desde a década anterior.
Uma curiosidade encontrada ao acaso no acervo do Planeta Gibi: a historinha que abria a edição #167 (9/set/1975) trazia Cebolinha, Cascão e Mônica às voltas com um chinesinho. Repare como as gags são semelhantes às da clássica Ceborinha, Né?, com Massaru, publicada bem antes, em MÔNICA #31 (Editora Abril, nov/72).
O japonesinho, por sinal, voltou a aparecer recentemente nos quadrinhos da Turma, em MÔNICA #18 (Panini, jun/08), na apresentação dos personagens Tikara e Keika, em homenagem aos 100 anos da Imigração Japonesa.
Por E. Rodrigues e Rivaldo Ribeiro
É verdade! Só mudaram alguns detalhes, mas com certeza é a mesma história.
ResponderExcluirEu gosto deste conteúdo engraçado e ingênuo desta época, por isso também coleciono a revista do Bolinha.
ResponderExcluirLembro-me bem dessa aparição do nipônico Massaru sendo apresentado para o Cebolinha ("Ceborinha, né?").
ResponderExcluirE nas estórias do Pelézinho, tinha algumas delas onde ele aparecia namorando a oriental Neusinha (que era filha de japoneses).
Vocês se lembram dela chamando o Pelézinho de "Perézinho"?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir