Publicado originalmente em 29/set/2009.
Dentre os lançamentos comemorativos dos 50 anos de carreira de Mauricio de Sousa, aquele que tem sido tratado com certa reserva pelos leitores e colecionadores é MÔNICA E CEBOLINHA NO MUNO DE ROMEU E JULIETA, agora renomeado TURMA DA MÔNICA — ROMEU E JULIETA.
Desde a primeira vez que foi publicada, em novembro de 1978, a HQ foi reeditada em pelo menos seis ocasiões diferentes, e ainda foi capa e tema de suplementos de jornais e teve edição digital no site oficial da Turma.
Em geral, a cada reedição a história ganhou cores novas. E no caso das republicações pela Editora Abril, houve corte de páginas e fusão de capítulos.
A reedição lançada pela Panini nesta Bienal do Livro de Rio de Janeiro, no entanto, difere das demais não apenas por seu acabamento, em papel de qualidade e com capa dura, nem apenas por seu material informativo extra, mas sobretudo pelo trabalho de arte ali aplicado.
Todos os fundos de céus estrelados foram redesenhados, substituídos por pinturas delicadas, em total harmonia com o novo colorido dado à história — a cargo de Ana Queila Galli e Mauro Souza.
O ORIGINAL E SUAS REEDIÇÕES
No ano 2000, a HQ também foi tema de um suplemento distribuído com jornais, com quadrinhos da Turma: Suplemento Pôster Coleção Contos de Fada Turma da Mônica. A tragédia shakesperiana ilustra a capa de duas edições dessa publicação. Há um resumo em texto da HQ, que também serve de tema para os passatempos ali publicados.
Uma página da edição original, de 1978. E a nova versão.
O resultado impressiona: a HQ parece ter sido produzida ontem. Uma graphic novel digna de receber este rótulo, só confirmando o talento atemporal dos artistas que a criaram, há mais de 30 anos.
E só não pode ser considerada uma edição definitiva porque não traz a versão original da HQ, nem os textos explicativos e fotos históricas (algumas reproduzidas abaixo) da raríssima publicação original — algo que entendemos que seria possível dentro ou próximo do preço que a Panini está cobrando pelo livro (68 páginas, R$ 50,00).
A EQUIPE DA EDIÇÃO ORIGINAL
Mauricio de Sousa e suas famosas criações, em ilustração publicada na edição original.
Yara Maura Silva: texto e letras das músicas
Marcio Roberto Araujo de Sousa: letras e músicas
Emy Yamauchi Acosta: desenhos
Jayme Cortez: direção artística
Alice Keiko Takeda: arte-final
Marcia Regina Marchesini: cores (na versão original)
Yoko Yamassake: cores (na versão original)
Carlos Alberto Pereira: letras
João Luiz de Araujo: acabamento
O ORIGINAL E SUAS REEDIÇÕES
MÔNICA E CEBOLINHA NO MUNDO DE ROMEU E JULIETA (Abril, nov/1978)
CEBOLINHA #82 (Abril, out/1979; 1ª parte, com 5 páginas a menos)
MÔNICA #115 (Abril, nov/79; 2ª parte, com 7 páginas a menos)
ALMANAQUE DA MÔNICA #31 (Abril, dez/1986; versão editada, com 12 páginas a menos)
COLEÇÃO UM TEMA SÓ #4 MÔNICA SUPERESTRELA (Globo, nov/1993)
GIBIZÃO DA TURMA DA MÔNICA #6 (Globo, mai/1997)
COLEÇÃO UM TEMA SÓ [Livraria] #9 MÔNICA SUPERESTRELA (Globo, nov/2003)
CLÁSSICOS DA LITERATURA TURMA DA MONICA #1 (Globo, out/2005)
TURMA DA MÔNICA — ROMEU E JULIETA (Panini, set/2009)
No ano 2000, a HQ também foi tema de um suplemento distribuído com jornais, com quadrinhos da Turma: Suplemento Pôster Coleção Contos de Fada Turma da Mônica. A tragédia shakesperiana ilustra a capa de duas edições dessa publicação. Há um resumo em texto da HQ, que também serve de tema para os passatempos ali publicados.
Por E. Rodrigues e Rivaldo Ribeiro
Muito legal a metéria,nota Dezz!
ResponderExcluirNão sabia que a versão publicada em 79 nas revistas da Mônica e do Cebolinha tinham menos páginas que a original de 78. o.O
ResponderExcluirconsegui comprar a um tempo atras na saraiva a capa dura da panini, fantástica essa história, bem elaborada, bem desenhada, dá gosto de ler, infelizmente as de hoje não são assim
ResponderExcluirSabe dizer se na "Coleção Um Tema Só" de 1993 e reedições posteriores tinham também menos páginas que a original de 78?
ResponderExcluir