TEX EDIÇÃO DE OURO chegou no #75 e um fato bem curioso chamou a atenção dos colecionadores nesta semana, como se viu nas redes sociais.
Na capa dessa edição, nosso herói aparece empunhando sua arma com a mão esquerda. Fato inusitado, dado o ranger mais famoso dos fumetti ser notoriamente destro!
Tex canhoto na capa que foi às bancas. E, em nossa montagem, a imagem não espelhada: cabeça com cabeça
Teria o artista Claudio Villa cometido o equívoco, ao providenciar tal ilustração para a capa da edição original italiana TEX #473 (mar/2000)?
Decerto que não. Logo se constatou que a arte havia sido espelhada pela Mythos, provavelmente com a intenção de evitar a repetição da cabeça do personagem com o logotipo da revista (veja em nossa montagem, abaixo, como ficaria estranha a capa se a imagem não tivesse sido invertida). A editora, no entanto, parece não ter reparado no erro factual causado por essa decisão. E a solução, talvez, fosse manter a imagem inalterada e mover o logotipo para o lado direito.
Solução possível para manter equilíbrio dos elementos sem espelhar a imagem: colocar o logo do lado direito, como em nossa montagem
Em tempo: nem todos sabem, mas essa capa de Villa foi considerada a mais bela então publicada no Brasil numa enquete virtual promovida em 2008 entre leitores e colecionadores.
A capa original italiana e a primeira vez em que foi publicada no Brasil: a mais bela, segundo enquete de 2008
Por Rivaldo Ribeiro
Que mico essa capa do Tex, heim? Mais micada do que essa, só aquela capa do Urtigão segurando uma arma sem gatilho (naquele especial que a Abril lançou com o personagem).
ResponderExcluirPercebe-se, porém, que a Mythos, ao menos dessa vex, se atentou ao fato de não espelhar a assinatura de Claudio Villa. Nota-se a assinatura do artista logo abaixo do crânio bovino: em ambas as capas (original ou espelhada pela Mythos) ela está legível. Ao contrário das últimas capas espelhadas, que também se espelhava a assinatura, num erro grotesco!
ResponderExcluirPercebe-se, também, Kael, que você é bastante elegante. Porque NÓS também cometemos o erro grotesco de deixar a assinatura invertida, como você certamente percebeu, ao fazer a montagem! (Mas já consertamos!)
ResponderExcluirGrande abraço.
Nem tinha reparado nessa do Urtigão, mas olhando a imagem agora na internet que me toquei que é a mesma imagem do Urtigão nº 1 dos anos 80. Se bem que nesse caso é aceitável dizer que a mão do personagem está sobre o gatilho.
ResponderExcluirEu também fiz uma sugestão invertendo o cenário e deixando o ranger na posição original.
ResponderExcluirhttp://comunicacaomm.com.br/TEXOURO75MONTAGEM2%20copy.jpg