' '

4 de junho de 2009

Novidades nas Revistas Disney

Por José Rivaldo Ribeiro
Clique nos links para ver as edições disponíveis para venda no Planeta Gibi Comic Shop.
A Editora Abril anuncia muitas novidades para as revistas Disney neste segundo semestre.

Boa notícia para os fãs e leitores que estão sentido falta do velho Urtigão Urtiga nas páginas das revistas Disney, a editora informou que em breve ele estará de volta nas páginas de Zé Carioca. Na primeira metade da década de 1980, as maravilhosas e hilárias HQs de Urtigão podiam ser acompanhadas quase que mensalmente nas páginas de Almanaque Disney. Porém, com o sucesso de Margarida e com a saída da Turma da Mônica da editora - e, notadamente pelo vazio 'rural' provocado pela ausência de Chico Bento - em julho de 1987 Urtigão acabou ganhando seu próprio gibi. A revista durou 169 edições, até janeiro de 1994.
A partir daí, as HQs do caipira passaram a ser publicadas na revista do Zé, até cessarem de vez.
Até hoje, muitos leitores sentem saudades daquelas visitas inesperadas de Peninha ao sítio, que sempre acabavam em chumbo grosso. Vamos esperar!

Outro personagem também muito querido pelos leitores é um fora-da-lei que está comemorando 70 anos de existência: Mancha Negra, criado em 1939 pelo Mestre Floyd Gottfredson. O aniversário não passará em branco: a edição nº 48 de Aventuras Disney, do mês que vem, será dedicada ao vilão, trazendo algumas de suas histórias clássicas.
E, se tem bandido, não pode faltar herói! Criado em 1969 na Itália por Giovan Battista Carpi, um dos mais famosos e cultuados heróis dos quadrinhos Disney comemora em 2009 40 anos de existência. Sim, trata-se do Superpato, alterego de Donald. As edições de agosto e setembro de Aventuras Disney serão dedicadas ao pato mascarado. Trarão, inclusive, sua HQ de estreia: O Diabólico Vingador, publicada por aqui pela primeira vez no mítico Almanaque Disney nº 27, de agosto de 1973.
As HQs de Superpato fizeram tanto sucesso no Brasil que ele até ganhou uma série de 6 almanaques próprios, lançados ao longo da década de 1980, hoje bem valorizados. No final da década de 1990, a Abril voltou à carga, publicando seis edições da série Superpato Novas Aventuras, em formato americano.
As edições comemorativas de Aventuras Disney, portanto, serão excelente oportunidade para novos leitores apreciarem o herói, cuja identidade secreta só é conhecida do Professor Pardal, que inventa os apetrechos usados pelo mascarado.

22 comentários:

  1. É, as histórias do Zé Carioca estão acabando e vão usar histórias velhas do Urtigao pra encher linguica.

    ResponderExcluir
  2. Tem tanta hqs novas inéditas ainda no Brasil e a editora abril nem faz edições especias,só velharias?puts!vamos ver...

    ResponderExcluir
  3. Só falta reeditar as da Turma da Pata Lee, também.

    ResponderExcluir
  4. Aposto que vai ficar igual as cores porcas das histórias do Zé Carioca que a Abril tá reeditando.

    ResponderExcluir
  5. Rivaldo, falando em Mancha Negra, tenho uma história em que o rosto dele é revelado no último quadrinho, acho q numa revista do Mickey (vc certamentre deve saber qual). Existe outra história além dessa, em que a face do vilão é mostrada aos leitores?
    Um abraço,
    Márcio (São Luís/MA)

    ResponderExcluir
  6. Caro Bado, a face do Mancha Negra é mostrada em muitas histórias italianas. Curiosamente na história brasileira dedicada à Madame Min da Série Ouro Disney o final é um joguinho para os leitores desenharem como acham que é o rosto do Mancha (!).

    ResponderExcluir
  7. Bado, logo na primeira HQ do Mancha (Outwits the Phantom Blot; 1939) seu rosto é revelado. A história é do mestre Gottfredson. No Brasil, foi publicada primeiro em O Pato Donald nº 18 (1951). Em 2005, saiu em Mestres Disney nº 3. O Mancha mostrar o rosto não é incomum. Por sinal, no Mickey deste mês, nº 801, ele aparece sem máscara de novo.

    ResponderExcluir
  8. As novas histórias do Urtigão vão ser essas novas que estão sendo publicadas na Topolino, o vão ser as histórias da década de 1980?

    ResponderExcluir
  9. A Abril só publica lixo, coisas velhas em revistas novas, para angariar o dinheiro dos trouxas. Se as histórias fossem realmente relevantes e valessem alguma coisa, deveriam vir numa publicação própria para isso. Do contrário, mostra a má vontade e até mesmo a intenção da Abril em lesar o leitor vendendo coisa velha como se fosse nova...

    ResponderExcluir
  10. Gente, será que o lucro com zé carioca não dá nem pra pagar um desenhista e roteirista pra nos dar histórias inéditas?
    Se bem que pras novas gerações as hqs são desconhecidas, mas só pelo gostinho de coisa inedita hehehe.
    Mas,a Abril tá de parabens, as revistas tem qualidade, excelentes, mesmo se as revistas fossem em papel especial, tudo inedito e a 1 real ainda ia ter gente descontente.
    Pessoal, peraeh, ainda temos gibis disney no brasil.
    apesar das falhas,obrigado Editora Abril por nos fornecer 5 títulos mensais, raro hoje em dia.

    ResponderExcluir
  11. O problema não são nem as histórias e sim as cores PORCAS e o texto que é mexido. Pra estragar é melhor nem republicar.

    ResponderExcluir
  12. A Abril tá de parabéns o cacete. As revistas tão horríveis.

    ResponderExcluir
  13. Ainda tenho esperança de que veremos quadrinhos Disney Inéditos produzidos no Brasil! Espero não estar enganado...

    ResponderExcluir
  14. Vejam, nosso colega Fernando tem várias histórias inéditas na gaveta. Basta aproveitá-las e investir nisso. Talento há no mercado.
    http://fernandoventura.vox.com

    ResponderExcluir
  15. Porque o gibi do Zé não é mais barato já que se só tem histórias velhas?

    ResponderExcluir
  16. Porque a Abril é pilantra. E os editores, incompetentes - ou recebem ordens e calam a boca, ficando cada vez mais mancomunados com essa política porca de publicar coisa velha a preço de novo. Assim, até eu fico rico...

    ResponderExcluir
  17. Eu arte finalizei o Urtigão na década de 90 e foi muito legal, pois curto muito esse personagem da Disney.

    ResponderExcluir
  18. Moacir, é uma pena que o seu trabalho será estragado pela cor horrível que a Abril coloca nas historinhas hoje.

    ResponderExcluir
  19. Quero ver como vão ficar esses especiais do Superpato. Eu adoro o personagem. Donald casca-grossa comanda!

    ResponderExcluir
  20. Faz muita falta mesmo, ainda bem que está de volta!!! Essas histórias são as melhores, nenhuma pode bater elas, simples, divertidas e originais... Visita meu site: contabilidademantiqueira.com.br

    ResponderExcluir
  21. O Superpato é muito legal, adoro ele. O Urtigão não curto muito não, é meio sem graça.

    Agora esse negócio de a Abril só publicar histórias velhas no Zé Carioca é triste. Lembra aquele período em que a revista só tinha histórias mal-feitas (logo no começo, conforme foi mostrado na série "Anos de Ouro"). Será possível que não exista NINGUÉM interessado o suficiente no personagem para explorar o seu enorme potencial em novas histórias?

    Acho que a Abril só não cancelou a revista do Zé ainda por respeito à tradição (afinal, a revista já ultrapassou 2300 edições...)

    ResponderExcluir
  22. Desculpem; mas alter-ego também se escreve sem o hífen (aliás: agora me lembrei do atual acordo ortográfico, eles estão tirando quase todos os hífens; então me desculpem mesmo)... Agora, a palavra "mítico" tem a ver com mitologia; ou eu estou enganado?

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem a opinião do Planeta Gibi.

Não são permitidos comentários que incluam:

Termos ofensivos, agressivos ou pejorativos
• Qualquer link ou e-mail
• Qualquer menção a outro estabelecimento que comercialize quadrinhos
Assunto alheio ao tema da postagem em questão

Quer saber qualquer coisa sobre nossa loja, como itens a venda, pedidos etc.? Use o Fale Conosco, os fones ou o e-mail de atendimento disponibilizados em www.planetagibi.com. Comentários sobre esses assuntos não serão publicados aqui no blog.