' '

18 de março de 2010

Disney Big #4

Por José Rivaldo Ribeiro & E. Rodrigues


A primeira coisa que se percebe ao folhear Disney Big #4, que acaba de sair pela Abril, é que se pode fazer isso, pela primeira vez, sem nenhum receio: o problema da encadernação está 100% resolvido — uma velha reclamação dos fãs deste título.

A segunda coisa é que esta talvez seja a melhor edição até agora. E olha que as anteriores já eram ótimas. Dentre as 19 histórias estão gemas de Don Rosa, Vicar, William van Horn e Paul Murry. E também de Ivan Saidenberg e Primaggio Mantovi, Tony Strobl, Jack Bradbury, Julio de Andrade e Herrero, Massimo de Vita, Marco Rota, Cavazzano, Irineu Soares, Verci de Mello...


A clássica A Volta de Zé Carioca é um dos destaques do saboroso almanaque. De autoria de Jorge Kato, a história foi publicada pela primeira vez em O Pato Donald #434 (mar/60). Depois disso, saiu em Zé Carioca 60 Anos (nov/03).


Disney Big agora é "oficialmente" trimestral. São 308 páginas, capa cartonada, formatinho 13,5 x 19 cm, por R$ 12,95. De certa forma é herdeiro de Disney Especial, que também republicava seleções de HQs (porém temáticas) com janela de quatro, cinco anos.

Anúncio de Disney Extra! #3 na contracapa. Clique para comprar.


Clique para comprar Disney Big #4 em nossa loja virtual, o Planeta Gibi Comic Shop.

40 comentários:

  1. Algum motivo especial para nenhum Disney Big até agora ter trazido história(s) do Barks?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As publicações em quadrinhos tradicionais da Disney ( Tio Patinhas, Pato Donald, Mickey e Disney Especial), estão muito ruins. Para mim que sou um apreciador de gibi, de longa data, chego a ficar espantado com a péssima qualidade dos desenhos, histórias medíocres e um decadência dos personagens.
      Para piorar essa lamentável situação, raras são as vezes em que essas publicações apresentam histórias antigas, tal qual ocorria no passado.

      Excluir
  2. Acho que nem deve trazere Alexandre, afinal todas as histórias do Barks já foram publicadas no O Melhor da Disney com tratamente mais do que especial. Não faz sentido voltar a republicar esse material nos formatinhos. O melhor mesmo é usar a Disney Big para mostrar outros talentos. Carl Barks já recebeu a homenagem digna a sua altura.

    ResponderExcluir
  3. Se formos esperar ele publicarem de novo histórias do Barks com tratamento especial, é melhor esperarmos sentados. Eu até tenho a coleção completa d'O Melhor da Disney, isso sem falar no acesso à coleção completa do Pato Donald até meados de 1980, mas sempre acho bom divulgar para as novas gerações. Os primeiros O Melhor da Disney, apesar de eventualmente ainda estarem disponíveis por aí, saíram há seis anos.

    ResponderExcluir
  4. Gosto da Disney Big, mas acho que não devia viver apenas de republicações. Muitas dessas hqs, por exemplo, já estão na minha coleção, então eu perco o interesse de comprar... Se pelo menos fosse em formato americano..

    ResponderExcluir
  5. A Abril vive de velharia e fica empurrando essas velharias todas para cima dos leitores. Todo mix das revistas mensais é assim, e o Zé Carioca é uma vergonha.
    Deveriam comprar histórias novas, e realmente investir.
    Mas com o mercado cambaleante, e o pessoal comprando o que andam publicando, isso nunca vai mudar.

    ResponderExcluir
  6. O disney Big é sensacional!Há tempos procuro a hq Segredos e finalmente vou poder por as mãos nesse tesouto!Também não tenho a classica A VOLTA DO ZÉ CARUIOCA ,ela vai incrementar muito minha coleção.Mas bem que poderia ter mais histórias do Wiliam Van Horn no Disney Big...

    ResponderExcluir
  7. Paulo.

    Você devia detestar o extinto, mas adorado por todos Disney Especial.
    A essência é a mesma, hiastórias reeditadas com intervalos de 5, 10 15 anos.
    Como bem disseram os amigos, a diferença é que disney Big não é temático.

    "A Abril vive de velharia e fica empurrando essas velharias todas para cima dos leitores."
    Você diz, mas se esquece que na década de 80 existia uma toneladade séries que só reeditavam histórias.

    Se não gosta de DB, férias e Extras, não encha o saco meu amigo!

    E a Abril não vive de velharias, afinal, TP, MK e PD são de HQs inéditas.
    Ou tô falando bosta?

    Aposto que das 19 hqs selecionadas de Disney Big vc não deve nunca ter lido nem a medade!

    Você é daqueles que estão sempre reclamando cara!
    Vai curtir o sol, ou secar gelo...
    Vai namorar, faz alguma coisa...

    As revistas Disney estão nota 1000!
    Só acho que TP deveria ter lombada quadrada de novo!
    O que vcê acha Paulo?

    ResponderExcluir
  8. Gostei do anúncio das edições extras!!tá faltando as proprias edições do mês!!:P

    ResponderExcluir
  9. Ah..para mim todas as HQs desta edição são nova..sera que sou um leitor de pouco gibis Disney??:O

    hehehe..:D

    ResponderExcluir
  10. A seleção de histórias está ficando cada vez melhor, e seria ainda mais perfeita se trouxesse histórias de Carl Barks. Valorizaria mais a leitura. Convenhamos, a coleção o melhor da disney foi excelente, mas é rara. Seria bom trazer os clássicos do homem dos patos de volta ao formatinho, afinal de contas são histórias excepcionais que merecem ser lidas por todos, e não ficarem restritas a publicações "de luxo" só para colecionadores.

    ResponderExcluir
  11. TP lombada quadrada: vamos fazer uma passeata e parar a Marginal Pinheiros!

    Barks em Disney Big: agora com o gibi sendo trimestral e já se passando mais de 6 anos do início de Melhor da Disney, deveria mesmo começar a aparecer por aqui.

    Quando eu comprava um Disney Especial conhecia só uma ou duas histórias dali. E o mesmo deve ocorrer com os leitores mais novos e com os não colecionadores.

    E. Rodrigues

    ResponderExcluir
  12. Difícil achar defeitos num Disney Big. São histórias interessantes, num gibi prático e inteligente. A Abril deveria dar uma "maximizada" nos títulos tradicionais, TP, MK, PD e ZC. Lombada quadrada para o TP, mais páginas para o MK e PD e chega de republicações no ZC. Deixa os "Extras" e "Férias" para o público de entrada e leitores ocasionais, e melhora o material principal para nós colecionadores, que estamos a fim de gastar uma grana em mais qualidade para eternizar na coleção. E chega de bater boca nos comentários, fã Disney é inteligente e sabe respeitar as opiniões... Falei... Paulo Augusto.

    ResponderExcluir
  13. Colecionar gibis hoje não é como há 20, 25 anos atras (nossa o tempo voa).
    Antigamente a gente tinha nossas listinhas e gastava sola de sapato em sebos onde achava-se de pato donald, mickey a tio patinhas bem baratinhos, hoje, quem acha um tio patinhas número baixo um pato abaixo do 300 num sebo qualquer, corre logo pra net para contar aos amigos.

    Que bom que temos lojas virtuais, muitas confáveis e com produtos de excelente qualidade como o planeta gibi e tambem de outras lojas do gênero.

    Mas tem também aqueles que se dizem tradicionais mas mandam lixo ao invés de gibi, e de que adianta pagar ninharia e receber papel que mal serve para reciclar?

    Não vou citar nomes, mas vendendo gibi-barato-mas-lixão já tem gente quase rica.

    Outra coisa, eu respito a opinião de todo mundo, mas mentira não!
    A abril não está jogando velharia pros colecionadores.

    Republicações tem que existir, afinal não é todo mundo que coleciona e pode pagar caro num gibi antigo só por causa de uma hq rara.

    vida longa a disney big.!!

    AH!!! Tio Patinhas lombada quadrade de volta já!!

    ResponderExcluir
  14. Apóio a campanha Tio Patinhas lombada quadrada. Vamos à passeata. :-) Mas acho também que eles poderiam voltar ao tamanho que a revista tinha nos anos 60 e 70. Esse formatinho é muito pequeno. Um abraço.

    ResponderExcluir
  15. Olha.

    Lombada quadrada eu até acho que é possivel.
    Mas voltar ao tamanho formato pato é inviável.
    Afinal o formatinho foi criado pela RGE e copiado que Abril que o adotou até hoje.

    David

    ResponderExcluir
  16. ô pessoa desinformada!

    Se vc quer dizer que o formatinho foi inventado pela RGE e adotado pela Abril, você está enganado, meu caro.
    O caso foi assim.. ao contrário!

    ResponderExcluir
  17. ESTA REVISTA É UMA MERDA, O PAULO MAFFIA É UM BOSTA E QUEM COMPRA ESSA REVISTA É UM IMBECIL QUE ENGOLE QUALQUER LIXO. ESSA É A VERDADE. REVISTA CHINFRIM COM HISTÓRIAS PUBLICADAS RECENTEMENTE E MAL COLORIDAS.

    VÁ PRO INFERNO, PAULO MAFFIA.

    ResponderExcluir
  18. Cala a boca,ô de cima!Eu não tenho nenhuma das histórias desse Disney BIG,se você tem é problema seu!Pra mim essa edição é lucro e ouro,e se você não gosta cala o c\\a\\o da tua boca!Disney BIG é perfeito!Vai ler DIDI EM MANGÁ,e TURMA DA VÔMICA se você acha que Disney é tão ruim assim.

    ResponderExcluir
  19. Ô pessoal do Paleneta Gibi???

    Permitido agora gente mal educada e mal amada falar o que quizer?

    Quem esse pedacinho-de-bosta-podre-com-pedaço-de-feijão pensa que é, para falar que disney big é merda.

    Estou apenas me defendente pois esse lixo, nos chamos a todos de imbecis.

    Caro, uma andorinha só não faz verão, a maioria esmagadora aprova disney big.
    Vai ler Lulu, Didi, é tudo inédito e o papel é ótimo, isso sem falar das cores maravilhosas...

    ResponderExcluir
  20. A IMENSA MAIORIA DOS POTENCIAS LEITORES DISNEY TÁ VENDO PORNOGRAFIA NA INTERNET, SEU BOLHA. ABRIL, ESTAMOS DE OLHO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! PANINI, VAI QUE É SUA!!!

    ResponderExcluir
  21. Turma da Mônica morreu pra mim em 2002. Não que as histórias atuais estejam ruins, mas estão muito infantis. O humor inteligente se perdeu.

    Apesar disso, estão dando exemplo pra Abril com a "coleção histórica". Já pensou uma ideia semalhante nos gibis da Disney? Ver fac-símiles de Pato Donald #1, Almanaque Disney #1 etc. E o formato ainda pode ser melhorado. A Panini oferece uma coleão muito "lenta"(só 2 gibis verdadeiramente CLÁSSICOS a cada edição - Mônica e Cebolinha), eterna (não há previsão de término) e cara (R$ 19,90 por 5 gibis em formatinho éd dureza).

    A Abril podia fazer uma caixinha pra cada publicação, tipo um kit com PD 1 a 5, por exemplo, depois Mickey 1 a 5 e assim por diante.

    ResponderExcluir
  22. É uma ótima idéia.

    ResponderExcluir
  23. Seria melor ainda se fosse em DVD-Rom, que nem fizeram recentemente nos EUA com a Marvel, com 50 edições por disco de suas revistas mais antigas.
    O único porém é que, se fizerem por aqui, perde-se 90% do sentido de publicar revistas do Zé! E aí, Abril? Viver de passado... no passado? Ou viver de passado com um olho no futuro?

    ResponderExcluir
  24. ACABEI DE COMPRAR O BIG DISNEY 4.QUE EDIÇÃO SOBERBA!O PAPEL DE IMPRESSÃO ESTÁ INFINITAMENTE MELHOR,E A SELEÇÃO IMPECÁVEL!AS HQS "OS MAPAS PERDIDOS DE COLOMBO","SEGREDOS" E "ENTRE DOIS MUNDOS"FORAM AS MELHORES!!!A PRIMEITA,É HILÁRIA E EDUCATIVA,A SEGUNDA É TÃO SEM PÉ NEM CABEÇA QUE SE TORNA ÓTIMA,E A TERCEIRA É MUITO BEM DESENHADA,BEM COMO TODAS AS OUTRAS.PARABÉNS PAULO MAFFIA E EDITORA ABRIL,QUE OS GIBIS ESTÃO CADA VEZ MELHORES,E,TENHO CERTEZA QUE VOCÊS NÃO IRÃO NOS DECEPCIONAR COM ESSA MISTERIOSA COLEÇÃO COMEMORATIVA!
    OBRIGADO POR TUDO,E MAIS HQS DO WILLIAM VAN HORN POR FAVO!

    ResponderExcluir
  25. EU ESPERO QUE OS RESPONSÁVEIS POR ESSAS EDIÇÕES LIXO QUE SÓ ENGANAM IDIOTAS MORRAM.

    ResponderExcluir
  26. O pessoal do Planeta Gibi poderia bolar um abaixo assinado ou algo do tipo pedindo a volta de TP com a lombada quadrada!

    ResponderExcluir
  27. Sobre a loja que vende lixo em quadrinhos

    É a Rika Comics Shop. Muito cuidado.

    ResponderExcluir
  28. Lombada quadrada!!!
    Rivaldo, Rodrigo são amiguinhos do Maffia e claro farinha do mesmo saco.
    Você achar que eles vão querer fazer abaixo assinado?

    ResponderExcluir
  29. Claro que a gente não vai fazer abaixo assinado. Muito ultrapassado. A gente tá organizando uma passeata que vai fechar a Marginal Tietê bem no dia que o governador estiver lá para inaugurar a estação Pinheiros, para aparecer até na Globo.

    ResponderExcluir
  30. Aliás, agora já passou bastante tempo e podemos revelar: o especial do Superpato só saiu depois que ameaçamos a Abril e a Dinap com passeata semelhante.

    ResponderExcluir
  31. (Marginal Pinheiros, quis dizer)

    ResponderExcluir
  32. Olha, não sei o que é mais engraçado se ler as histórias da revista BIG DISNEY ou ler os comentários colocados pelos internautas! Abraços a todos do Paulo Fernando.

    ResponderExcluir
  33. Em tempo: o problema da encadernação foi resolvido porque a revista desta vez foi impressa numa gráfica chilena, e não na ed. Abril como de costume.

    ResponderExcluir
  34. Post do Fulano falando da péssima qualidade da Rika foi muito bem colocado. Quem está falando somos nós, consumidores. O Planeta Gibi, proprietário do blog, está isento. A verdade tem que ser dita.

    Quadrinhos recortados, capa coberta de sujeira de cupim, revista que foi usada como porta-copo, mini-séries em pacote lacrado faltando revista, etc, foi o que já recebi de lá...

    Só compre lá se for trouxa.

    ResponderExcluir
  35. A gente fica bem incomodado com comentários negativos sobre outras comic shops aqui. Coloquem-se em nossa posição: o espaço é democrático, portanto não queremos podar o direito de ninguém falar aqui o que quiser (só não dá para aceitar xingamentos e ofensas pessoais). Ao mesmo tempo, é inoportuno e extremamente desconfortável para nós que o espaço seja usado para criticar terceiros. Somos também colecionadores (quem nos acompanha há mais tempo sabe) e claro que somos clientes não só da Rika, como também da Comix (já até fizemos post aqui sobre a Fest), e de muitas outras com as quais temos excelente relacionamento. Lamentamos que alguns tenham tido problemas em suas compras, mas entendemos que seja mais positivo que usem os canais próprios disponibilizados pelas lojas para que tenham suas queestões resolvidas, ok?

    ResponderExcluir
  36. Oi pessoal. Alguém saberia me informar quem desenhou a história "A Coroa dos Maias", com Tio Patinhas, Donald e sobrinhos? Eu adoro essa aventura, e li a primeira vez no Disney Especial Reedição 21, de 1984. Abraços!

    ResponderExcluir
  37. Alan
    Quem desenhou este clássico foi Carl Barks, o eterno Homem dos Patos.

    A HQ já saiu em:

    Mickey #136
    Disney Especial #24
    Disney Especial Reedição #21
    Ducktales #01
    Disney Super Especial #22
    Novo Disney Especial #09
    O Melhor da Disney #21

    Ufa!!!

    ResponderExcluir
  38. Legal. Valeu.E por mim, podem publicar esta e outras quantas vezes quiserem!

    ResponderExcluir
  39. Acho que vocês tiveram azar. COmpro na Rika desde 2004 e nunca tive problemas. Aliás, comprei uma coleção completa de Tio Patinhas lá em estado IMPECÁVEL.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem a opinião do Planeta Gibi.

Não são permitidos comentários que incluam:

Termos ofensivos, agressivos ou pejorativos
• Qualquer link ou e-mail
• Qualquer menção a outro estabelecimento que comercialize quadrinhos
Assunto alheio ao tema da postagem em questão

Quer saber qualquer coisa sobre nossa loja, como itens a venda, pedidos etc.? Use o Fale Conosco, os fones ou o e-mail de atendimento disponibilizados em www.planetagibi.com. Comentários sobre esses assuntos não serão publicados aqui no blog.