' '

21 de março de 2010

Gasparzinho Volume 1 — Devir

Por E. Rodrigues

Os fãs da Harvey Comics já têm à disposição Gasparzinho o Fantasminha Camarada, lançamento da Devir Livraria. O volume reproduz integralmente as primeiras 190 páginas do encadernado americano Casper The Friendly Ghost (Dark Horse, jun/07, 480 páginas).

As sete páginas de introdução da edição original foram integralmente mantidas na versão brasileira, com todas suas ilustrações e saborosíssimas informações, a cargo do especialista Jerry Beck. Clique para ampliar.

Em seguida à introdução, vem a primeira aparição de Gasparzinho em HQ, publicada em 1949 numa série que durou apenas cinco números. Jerry Beck é isento em sua opinião: durou pouco porque essas HQs eram sofríveis! Clique para ampliar.

As páginas iniciais da primeira HQ de Gasparzinho, originalmente publicada em Casper the Friendly Ghost, pela Jubilee Publications (set/49). Em comemoração aos 60 anos do personagem, a Dark Horse lançou em nov/09 um volume com capa dura e papel couché de alta gramatura contendo o fac-símile dessa edição e também do primeiro gibi de Gasparzinho pela Harvey: Harvey Comics Hits #61, também classificado como Casper the Friendly Ghost #6 (out/52).

O índice da edição brasileira: reprodução página a página da primeira parte do encadernado original, desde o frontispício. Clique para ampliar.

O editor Leslie Cabarga explica, em outro texto surpreendente, o motivo de se publicar as HQs em preto e branco e informa que os originais da Harvey, hoje pertencentes à Classic Media, estão meticulosamente guardados. Os fotolitos faltantes foram emprestados de uma casa de leilão.

A segunda e última HQ colorida do volume é justamente a primeira HQ de Gasparzinho produzida pela Harvey, publicada em Little Audrey #25 em agosto de 1952 — antes, portanto, do lançamento do título próprio do fantasminha. 

O original: o primeiro dos cinco volumes de uma série que também tem Richie Rich (Riquinho), Hot Stuff (Brasinha), Baby Huey (Gansola na Vecchi, Bronco na RGE), The Harvey Girls Little Audrey (Tininha), Little Dot (Brotoeja) e Little Lotta (Bolota).

O Planeta Gibi Blog revelou em outubro do ano passado que a Devir lançaria essa edição de Gasparzinho no Brasil. Leia no post original um resumo da trajetória dos gibis da Harvey no Brasil e veja as capas das demais edições da Dark Horse — que esperamos sejam publicadas também aqui.

Depois disso, a editora americana decidiu iniciar uma nova série de reedições dos personagens Harvey, agora com HQs coloridas — como fizeram, por sinal, também com Luluzinha. Leia mais aqui, em nosso post de dezembro passado.

Devir — 192 páginas, sendo 32 coloridas — formato 16,5 cm × 24,0cm — R$ 26,90

Um comentário:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem a opinião do Planeta Gibi.

Não são permitidos comentários que incluam:

Termos ofensivos, agressivos ou pejorativos
• Qualquer link ou e-mail
• Qualquer menção a outro estabelecimento que comercialize quadrinhos
Assunto alheio ao tema da postagem em questão

Quer saber qualquer coisa sobre nossa loja, como itens a venda, pedidos etc.? Use o Fale Conosco, os fones ou o e-mail de atendimento disponibilizados em www.planetagibi.com. Comentários sobre esses assuntos não serão publicados aqui no blog.