Da equipe da revista Mundo dos Super-Heróis, Maurício Muniz e Manoel de Souza anunciam o lançamento de Vampiros na Cultura Pop, um passeio organizado pelos antros frequentados pelos malignos seres. Desde a origem da lenda até, naturalmente, Crepúsculo, textos e uma profusão de imagens buscam cobrir a presença dos vampiros na literatura, cinema, quadrinhos e games. A amostra a seguir é animadora. Leia também o press release.
Vampiros na Cultura Pop
Coleção Mundo Fantástico
Maurício Muniz e Manoel de Souza — Editora Europa
148 páginas — capa cartonada fosca com reserva de verniz — miolo em couché
formato 20,2 cm x 26,6 cm — R$ 39,90
PRESS RELEASE
De Drácula e Nosferatu a Crepúsculo e True Blood, tudo sobre os vampiros no cinema, TV, quadrinhos, games e literatura.
Os vampiros marcaram com gotas de sangue seu território no imaginário popular. Desde o lançamento do livro Drácula, em 1897, esses seres das trevas entraram para as artes populares e nunca mais saíram. Cinema, quadrinhos, TV e games ampliaram esse domínio conforme atesta o livro Vampiros na Cultura Pop, que traz uma catalogação do que mais divertido e interessante se criou sobre o tema.
Após meses de pesquisa, muitas seções de filmes de terror e leitura de livros e quadrinhos, os jornalistas Maurício Muniz e Manoel de Souza, ao lado de alguns colaboradores, reuniram inúmeras curiosidades sobre esses seres da noite.
Há desde capítulos sobre a saga Crepúsculo e séries como Vampire Diaries e True Blood, até filmes clássicos de Christopher Lee e Bela Lugosi, passando pela maior parte da produção do gênero desde o cinema mudo. Um dos destaques é uma seleção dos 45 vampiros mais marcantes das telas.
O livro ainda investiga a origem das lendas sobre esses seres fantásticos, cobre os quadrinhos e games mais interessantes, apresenta os títulos mais importantes sobre vampiros na literatura ocidental desde 1813, traz uma listagem dos 20 melhores filmes do gênero segundo a crítica mundial e uma galeria com 130 cartazes de cinema com filmes produzidos entre 1922 e 2010. Tudo mostrado de maneira leve e divertida, seguindo a linha do trabalho dos autores na revista Mundo dos Super-Heróis.
Com centenas de imagens, Vampiros na Cultura Pop é um livro imperdível e com visual sofisticado que não pode faltar na estante dos apaixonados por vampiros.
Maurício Muniz nasceu em São Paulo em 1968. Iniciou sua carreira como jornalista nas revistas Wizard e Sci-Fi News. Desde 1997, edita quadrinhos para várias editoras e já trabalhou com séries como Sandman, Sin City, Preacher, Star Wars, Hellblazer e Transmetropolitan. Foi responsável por trazer ao Brasil alguns dos quadrinhos mais cultuados dos últimos anos, como A Liga Extraordinária, Authority, Planetary e Tom Strong. No momento, é colaborador da revista Mundo dos Super-Heróis, produz revistas e quadrinhos institucionais e edita diversos álbuns da Gal Editora (www.galeditora.com.br), como Fracasso de Público, Filósofos em Ação, Invasão dos Mortos e Stephenie Meyer e a Origem de Crepúsculo. Também edita o blog Antigravidade: Cultura Pop e Bom-Humor (www.antigravidade.wordpress.com).
Manoel de Souza nasceu em 1973 e tem quase 20 anos de experiência na área de revistas. Começou como assistente do cartunista Luiz Gê em 1990, quando teve uma passagem rápida pela editora Circo. Foi fanzineiro e quadrinhista nos primeiros anos, depois ilustrador de jornais e revistas até focar sua carreira na área de edição de arte. Trabalhou mais de 10 anos com projeto gráfico e diagramação. Ao mesmo tempo, começou a desenvolver seu texto como repórter de diversas publicações da Editora Europa, até tornar-se editor. Em 2004, lançou o livro Loucuras dos Seriados da TV (Panda Books) e dois anos, depois criou a revista Mundo dos Super-Heróis, projeto que o acompanhava desde a adolescência.
Ouve um engano nesse livro: O Criador do "Site Nostalgia do Terror" é ULISSES AZEREDO, esse que vos fala.
ResponderExcluirNão entendo como o Manoel errou isso, já que ele mesmo entrou em contato comigo, meses antes, pedindo informações sobre um determinado desenhista.
Lamentável.
Ulisses Azeredo
Nostalgia do Terror
www.nostalgiadoterror.com
Criado em 2006
O Nostalgia do Terror é o nosso Vila Xurupita macabro! (Lamento pelo equívoco que você apontou no livro.)
ResponderExcluirE. Rodrigues