' '

2 de julho de 2010

Vampiros na Cultura Pop, o livro

Por E. Rodrigues

Da equipe da revista Mundo dos Super-Heróis, Maurício Muniz e Manoel de Souza anunciam o lançamento de Vampiros na Cultura Pop, um passeio organizado pelos antros frequentados pelos malignos seres. Desde a origem da lenda até, naturalmente, Crepúsculo, textos e uma profusão de imagens buscam cobrir a presença dos vampiros na literatura, cinema, quadrinhos e games. A amostra a seguir é animadora. Leia também o press release.

Vampiros na Cultura Pop
 Coleção Mundo Fantástico
Maurício Muniz e Manoel de Souza — Editora Europa
148 páginas — capa cartonada fosca com reserva de verniz — miolo em couché
formato 20,2 cm x 26,6 cm — R$ 39,90










PRESS RELEASE

De Drácula e Nosferatu a Crepúsculo e True Blood, tudo sobre os vampiros no cinema, TV, quadrinhos, games e literatura.

Os vampiros marcaram com gotas de sangue seu território no imaginário popular. Desde o lançamento do livro Drácula, em 1897, esses seres das trevas entraram para as artes populares e nunca mais saíram. Cinema, quadrinhos, TV e games ampliaram esse domínio conforme atesta o livro Vampiros na Cultura Pop, que traz uma catalogação do que mais divertido e interessante se criou sobre o tema.

Após meses de pesquisa, muitas seções de filmes de terror e leitura de livros e quadrinhos, os jornalistas Maurício Muniz e Manoel de Souza, ao lado de alguns colaboradores, reuniram inúmeras curiosidades sobre esses seres da noite.

Há desde capítulos sobre a saga Crepúsculo e séries como Vampire Diaries e True Blood, até filmes clássicos de Christopher Lee e Bela Lugosi, passando pela maior parte da produção do gênero desde o cinema mudo. Um dos destaques é uma seleção dos 45 vampiros mais marcantes das telas.

O livro ainda investiga a origem das lendas sobre esses seres fantásticos, cobre os quadrinhos e games mais interessantes, apresenta os títulos mais importantes sobre vampiros na literatura ocidental desde 1813, traz uma listagem dos 20 melhores filmes do gênero segundo a crítica mundial e uma galeria com 130 cartazes de cinema com filmes produzidos entre 1922 e 2010. Tudo mostrado de maneira leve e divertida, seguindo a linha do trabalho dos autores na revista Mundo dos Super-Heróis.

Com centenas de imagens, Vampiros na Cultura Pop é um livro imperdível e com visual sofisticado que não pode faltar na estante dos apaixonados por vampiros.

Maurício Muniz nasceu em São Paulo em 1968. Iniciou sua carreira como jornalista nas revistas Wizard e Sci-Fi News. Desde 1997, edita quadrinhos para várias editoras e já trabalhou com séries como Sandman, Sin City, Preacher, Star Wars, Hellblazer e Transmetropolitan. Foi responsável por trazer ao Brasil alguns dos quadrinhos mais cultuados dos últimos anos, como A Liga Extraordinária, Authority, Planetary e Tom Strong. No momento, é colaborador da revista Mundo dos Super-Heróis, produz revistas e quadrinhos institucionais e edita diversos álbuns da Gal Editora (www.galeditora.com.br), como Fracasso de Público, Filósofos em Ação, Invasão dos Mortos e Stephenie Meyer e a Origem de Crepúsculo. Também edita o blog Antigravidade: Cultura Pop e Bom-Humor (www.antigravidade.wordpress.com).

Manoel de Souza nasceu em 1973 e tem quase 20 anos de experiência na área de revistas. Começou como assistente do cartunista Luiz Gê em 1990, quando teve uma passagem rápida pela editora Circo. Foi fanzineiro e quadrinhista nos primeiros anos, depois ilustrador de jornais e revistas até focar sua carreira na área de edição de arte. Trabalhou mais de 10 anos com projeto gráfico e diagramação. Ao mesmo tempo, começou a desenvolver seu texto como repórter de diversas publicações da Editora Europa, até tornar-se editor. Em 2004, lançou o livro Loucuras dos Seriados da TV (Panda Books) e dois anos, depois criou a revista Mundo dos Super-Heróis, projeto que o acompanhava desde a adolescência.

2 comentários:

  1. Ouve um engano nesse livro: O Criador do "Site Nostalgia do Terror" é ULISSES AZEREDO, esse que vos fala.
    Não entendo como o Manoel errou isso, já que ele mesmo entrou em contato comigo, meses antes, pedindo informações sobre um determinado desenhista.
    Lamentável.

    Ulisses Azeredo
    Nostalgia do Terror
    www.nostalgiadoterror.com
    Criado em 2006

    ResponderExcluir
  2. O Nostalgia do Terror é o nosso Vila Xurupita macabro! (Lamento pelo equívoco que você apontou no livro.)
    E. Rodrigues

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem a opinião do Planeta Gibi.

Não são permitidos comentários que incluam:

Termos ofensivos, agressivos ou pejorativos
• Qualquer link ou e-mail
• Qualquer menção a outro estabelecimento que comercialize quadrinhos
Assunto alheio ao tema da postagem em questão

Quer saber qualquer coisa sobre nossa loja, como itens a venda, pedidos etc.? Use o Fale Conosco, os fones ou o e-mail de atendimento disponibilizados em www.planetagibi.com. Comentários sobre esses assuntos não serão publicados aqui no blog.