' '

25 de maio de 2023

Morcego Vermelho: 50 anos

Atualização: o famoso picolé • Em 1972, Jorge Kato, então chefe dos Estúdios Abril, teve a ideia de criar um alter ego heroico (vá lá...) para o Peninha ao ver uma ilustração do italiano Giovan Battista Carpi na Enciclopédia Disney (que a Abril Cultural publicaria naquele ano). Kato sugeriu que os artistas a desenvolvessem como personagem. Assim surgiram as primeiras HQs, com roteiro de Ivan Saidenberg e desenhos de Carlos Edgard Herrero, publicadas no ano seguinte num especial (abaixo). 




Há exatos 50 anos era anunciada a estreia do Morcego Vermelho. Curiosidade: ela inclui uma releitura da ilustração italiana publicada anos antes na Enciclopédia Disney que inspirou os Estúdios Abril a criarem o personagem, alter ego do Peninha.

Tal MICKEY EDIÇÃO EXTRA, anos depois, passou a ser identificado pela Abril como EDIÇÃO EXTRA #53 — coleção cuja numeração era emprestada de ALMANAQUE DISNEY e que começou a partir de um retroativo e convencionado número 52.



Para quem duvida que existiu mesmo o picolé Morcego Vermelho, da Gelato: leia acima no último parágrafo dessa coluna da página 41 da Folha de S.Paulo de 10/out/1975.

___________________________________________________________

★ Fonte: Acervo e Banco de Dados Planeta Gibi.
★ Reprodução de artes e fotogramas: feita apenas para fins de divulgação. Artes e personagens são de propriedade de seus criadores/licenciadores. A qualidade gráfica aqui exibida é inferior à original.
 Sinopses (em azul e itálico) e informações sobre preço de capa, estrutura do título e da edição, extensão prevista de um título ou de uma coleção: são dados divulgados pelas editoras.
★ Observações entre colchetes: são dados atribuídos pelo Planeta Gibi somente para fins de colecionismo.
★ Comercialização: o Planeta Gibi só se responsabiliza por compras efetuadas em sua loja. 
★ Dúvidas e sugestões: escreva para o editor do Planeta Gibi Blog.
★ Publicado originalmente em 25/mai/2023.
★ Atualizado pela última vez em 25/mai/2023.
___________________________________________________________


4 comentários:

  1. E o picolé do Morcego Vermelho, existiu mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahá... Sua dúvida acabou! Veja acima o acréscimo que fiz no post! Abs. Edenilson.

      Excluir
    2. Mas uma coisa eu preciso dizer: eu não me lembro disso, e não sei como eu me esqueceria do fato do meu então personagem favorito ter virado sorvete. O que me lembro vividamente é do picolé Drácula, aí dessa época, que você mordia e ele tinha dentro um líquido vermelho imitando sangue (um horror... para nossos pais! A gente, mesmo, adorava!). Abs. Edenilson.

      Excluir
  2. Excelente! E não lembrava desse picolé Drácula.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem a opinião do Planeta Gibi.

Não são permitidos comentários que incluam:

Termos ofensivos, agressivos ou pejorativos
• Qualquer link ou e-mail
• Qualquer menção a outro estabelecimento que comercialize quadrinhos
Assunto alheio ao tema da postagem em questão