' '

28 de junho de 2023

Há 20 anos A Saga do Tio Patinhas era lançada no Brasil

A obra de Don Rosa, encomendada pela Disney, saiu inicialmente no Brasil em dois volumes especiais em formatinho. Depois, os capítulos extras foram sendo publicados no gibi mensal TIO PATINHAS. A saga completa seria reeditada três vezes depois disso (e nunca mais voltará a sair na íntegra, ao que parece). Veja tudo aqui.


Veja curiosidades diariamente em nossas redes! Siga-nos: TwitterInstagramFacebook.





Há 20 anos A Saga do Tio Patinhas era lançada no Brasil pela primeira vez. Com ela, a Editora Abril comemorava os 40 anos do gibi mensal do quaquilionário, lançado em dez/1963.

Isso significa que, em dezembro próximo, o gibi TIO PATINHAS completará 60 anos de circulação, interrompida apenas na mudança de editora: a Abril parou em jul/2018, a Culturama retomou em mar/2019.




2007, Editora Abril: a obra completa saiu em 3 volumes em formato americano (capa cartão), já incorporando o até então inédito
 capítulo extra 8B, A Prisioneira do Vale da Agonia Brancae os demais 5 capítulos extras que já tinham saído em 2004 no gibi mensal TIO PATINHAS:



#463 (0: Dinheiro e Destino)
#464 (3B: O Capitão Caubói do Cutty Sark)
#465 (6B: O Vigilante de Pizen Bluff)
#466 (8C: No Coração do Yukon)
#467 (10B: A Escavação do Canal Culebra)




2015, Editora Abril: pela primeira vez a saga foi reunida em volume único e em capa dura.



2017, Editora Abril: a saga original até o capítulo 7, mais o capítulo extra 0, Dinheiro e Destino, saíram dentro do volume 4 da BIBLIOTECA DON ROSA.



2018, Editora Abril: a conclusão da saga original (capítulos 8 a 12) saiu dentro do volume 5 da BIBLIOTECA DON ROSA.


 


 

2019-20, Panini: os 5 capítulos extras que faltavam na BIBLIOTECA DON ROSA saíram nos volumes 6 a 10. 

• Volume 6: 8C: No Coração do Yukon 
• Volume 7: 6B: O Vigilante de Pizen Bluff 
• Volume 8: 3B: O Capitão Caubói do Cutty Sark 
• Volume 9: 10B: A Escavação do Canal Culebra 
• Volume 10: 8B: A Prisioneira do Vale da Agonia Branca.


LANÇAMENTOS CANCELADOS:


Em 2018, a Editora Abril chegou a anunciar o volume 6 da BIBLIOTECA DON ROSA (capa acima), mas o contrato com a Disney chegou ao fim em meados daquele ano, e essa edição acabou saindo depois pela Panini (veja acima).



Em 2023, a Panini anunciou o DISNEY OMNIBUS #2 compilando a saga novamente em volume único. Pouco depois, Don Rosa divulgou e-mail que teria recebido de uma editora (não identificada) informando que a Disney vetaria qualquer republicação do capítulo 12, o último da saga original, O Pato Mais Rico do Mundo. A compilação da Panini, então, jamais foi lançada. O mesmo e-mail informava o banimento de outra HQ de Rosa, 
Uma Vida de Sonho — que não integra a saga, apesar de se referir a vários capítulos dela.


• Veja aqui as edições de TIO PATINHAS que temos hoje no estoque de nossa loja online.

• Visite sempre nossa loja. Tem novidade todo dia!

___________________________________________________________

★ Fonte: Acervo e Banco de Dados Planeta Gibi.
★ Reprodução de artes e fotogramas: feita apenas para fins de divulgação. Artes e personagens são de propriedade de seus criadores/licenciadores. A qualidade gráfica aqui exibida é inferior à original.
 Sinopses (em azul e itálico) e informações sobre preço de capa, estrutura do título e da edição, extensão prevista de um título ou de uma coleção: são dados divulgados pelas editoras.
★ Observações entre colchetes: são dados atribuídos pelo Planeta Gibi somente para fins de colecionismo.
★ Comercialização: o Planeta Gibi só se responsabiliza por compras efetuadas em sua loja. 
★ Dúvidas e sugestões: escreva para o editor do Planeta Gibi Blog.
★ Publicado originalmente em 28/jun/2023.
★ Atualizado pela última vez em 28/jun/2023.
___________________________________________________________


6 comentários:

  1. Eu tenho o capa dura da Abril de 2015. Como todas as edições daquela época, é bem-feita. O único problema é que, devido ao imbroglio entre o Don Rosa e a Abril, o nome do Rosa não é mencionado, o que fica (muito) estranho.

    ResponderExcluir
  2. O imbróglio não era necessariamente com a Abril, era colocar o nome dele em qualquer publicação (do mundo). A questão foi resolvida pelo Figa, diretor de redação da Abril, e foi isso que possibilitou a publicação por aqui da Biblioteca Don Rosa. Abs. Edenilson.

    ResponderExcluir
  3. Tenho todas essas edições, exceto o último volume da Biblioteca Don Rosa, esse sumiu de vez, não acho em lugar nenhum.

    ResponderExcluir
  4. Engraçado é que no site da Amazon, está escrito que a venda desta edição da editora Panini é através do sistema on demand.

    ResponderExcluir
  5. Tenho as duas histórias banidas: O Pato Mais Rico do Mundo, na saga da Abril em capa-dura e na coleção Don Rosa, e Uma Vida de Sonho, no último volume da coleção Don Rosa. Gostaria de saber o porquê do banimento...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por causa de um personagem racista chamado Corongo, um morto vivo africano que integra a saga, que foi criado por Carl Barks e integrado por Don Rosa na Saga

      Excluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem a opinião do Planeta Gibi.

Não são permitidos comentários que incluam:

Termos ofensivos, agressivos ou pejorativos
• Qualquer link ou e-mail
• Qualquer menção a outro estabelecimento que comercialize quadrinhos
Assunto alheio ao tema da postagem em questão

Quer saber qualquer coisa sobre nossa loja, como itens a venda, pedidos etc.? Use o Fale Conosco, os fones ou o e-mail de atendimento disponibilizados em www.planetagibi.com. Comentários sobre esses assuntos não serão publicados aqui no blog.