' '

23 de junho de 2023

O cobiçado SUPER ALMANAQUE HB #1 da RGE...

...E suas muitas páginas de anúncios de gibis da época. Veja aqui todas essas propagandas, inclusive a única que não se refere a uma publicação da RGE (ou seja, o único comercial de verdade da edição).

Veja curiosidades diariamente em nossas redes! Siga-nos: TwitterInstagramFacebook.



Há 45 anos a RGE estreava o sucessor de HERÓIS DA TV da Editora Abril (de que já falamos aqui): o SUPER ALMANAQUE HB, com 132 páginas e capa cartão, que durou 5 edições, até dez/1979 — em seguida, a HB retornaria à Abril.

Oportunamente voltaremos a falar da primeira passagem dos gibis HB pela Abril, da mudança para a RGE e do retorno em grande estilo (com muita propaganda na tevê) para a editora paulista, em 1980. Muitos desses títulos merecem posts à parte, aliás.


 
Ah, sim... Ao escanear um SUPER ALMANAQUE HB em estado de banca para esta postagem, veio novamente à cabeça o provável motivo de a Abril ter feito um ANOS DE OURO DO TIO PATINHAS usando apenas fotolitos de HQs de que já dispunha (algumas até com o selo de republicação em DISNEY ESPECIAL), e não escaneando as edições originais de capa a capa, como havia feito com O PATO DONALD e ZÉ CARIOCA: ora, quem se atreveria a destruir as lombadas quadradas das raras edições iniciais da revista do velho muquirana para a finalidade que fosse?
















Veja aqui os gibis com personagens de Hanna-Barbera que temos hoje no estoque de nossa loja online.

Visite sempre nossa loja. Tem novidade todo dia!

___________________________________________________________

★ Fonte: Acervo e Banco de Dados Planeta Gibi.
★ Reprodução de artes e fotogramas: feita apenas para fins de divulgação. Artes e personagens são de propriedade de seus criadores/licenciadores. A qualidade gráfica aqui exibida é inferior à original.
 Sinopses (em azul e itálico) e informações sobre preço de capa, estrutura do título e da edição, extensão prevista de um título ou de uma coleção: são dados divulgados pelas editoras.
★ Observações entre colchetes: são dados atribuídos pelo Planeta Gibi somente para fins de colecionismo.
★ Comercialização: o Planeta Gibi só se responsabiliza por compras efetuadas em sua loja. 
★ Dúvidas e sugestões: escreva para o editor do Planeta Gibi Blog.
★ Publicado originalmente em 23/jun/2023.
★ Atualizado pela última vez em 23/jun/2023.
___________________________________________________________


2 comentários:

  1. Faz muito sentido isso! Uma vez ouvi que o motivo da não publicação completa dos TPs teria relação com direitos autorais das HQs do Zorro. O AOTP acabou ficando com jeitão de Disney Especial, nem as capas das revistas foram publicadas e isso era algo muito interessante naquele tempo. E os Anos de Ouro do Mickey? O que fiquei sabendo foi que os exemplares disponíveis estavam encadernados, impedindo a escanerização.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza hoje as revistas do estúdio Hanna-Barbera, seja publicações da RGE ou Abril (principalmente dessas duas editoras, quem vende pede preços absurdos). O fiasco da On Line editora, credito ao fato da péssima distribuição, já que não consegui adquirir as revistas nem nas bancas no centro de São Paulo. Não sei o porquê da Warner apostar somente nas animações do Scooby (anualmente estão lançando longas do personagem e sua turma, além dos seriados de animação lançados algum tempo atrás) e talvez isso explique o relativo sucesso que os gibis publicados pela Panini tiveram um relativo sucesso, ao contrário das revistas Bumerangue, Flintstones e Jetsons, Clássicos da TV.
    Por outro lado, não sei se a RGE rebatizou os nomes dos personagens da Hanna-Barbera, tal qual fizera a editora Abril: Salsicha virou Barbicha, enquanto boa parte da turma da corrida maluca, tiveram nomes um tanto quanto bizarros; Quadrilha da Morte (Quadrilha dos Formigões), Penélope Charmosa foi rebatizada de Gatinha Manhosa, Peter Perfeito acabou virando Olavo Obom (artigo O "grudado" com o adjetivo bom).

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem a opinião do Planeta Gibi.

Não são permitidos comentários que incluam:

Termos ofensivos, agressivos ou pejorativos
• Qualquer link ou e-mail
• Qualquer menção a outro estabelecimento que comercialize quadrinhos
Assunto alheio ao tema da postagem em questão

Quer saber qualquer coisa sobre nossa loja, como itens a venda, pedidos etc.? Use o Fale Conosco, os fones ou o e-mail de atendimento disponibilizados em www.planetagibi.com. Comentários sobre esses assuntos não serão publicados aqui no blog.