' '

22 de junho de 2023

Valdemar, o RECRUTA BIRUTA

Recruta Biruta, Soldado Valdemar... o personagem (Sad Sack, no original) foi criado pelo sargento George Baker durante a 2ª Guerra Mundial. Estreou em jun/1942 e teve 287 edições de gibi solo publicadas pela Harvey nos EUA de 1949 a 1982, além de diversas séries paralelas. 

Veja curiosidades diariamente em nossas redes! Siga-nos: TwitterInstagramFacebook.



RECRUTA BIRUTA foi a primeira (e uma das únicas) revistas da Harvey Comics publicadas pela Editora Abril. Saiu em jun/1979 e durou apenas 12 edições.



Curiosidade: quando a Abril aposentou as capas em papel jornal de seus gibis (mudança ocorrida em PATO DONALD #1470 e ZÉ CARIOCA #1471, jan/1980), RECRUTA BIRUTA teve um desagradável downgrade: perdeu sua capa couché e teve suas 48+4 páginas reduzidas para apenas 32 (na edição #9, fev/1980, que coincidiu com a redução da revista do formato Pato para o formatinho, 2 centímetros menor). A partir daí, até 12ª e derradeira edição, em mai/1980, RECRUTA BIRUTA foi o único gibi da Abril a ter a capa impressa no próprio miolo de papel jornal. Essa desagradável distinção também caberia, a partir de mai/1982, para a estreia de A TURMA DO LAMBE-LAMBE, de Daniel Azulay (que, no entanto, depois passaria a ter capa couché; voltaremos à obra de Azulay em outro post).

A Vecchi já havia publicado 6 edições do gibi, entre fev e dez/1976, como SOLDADO VALDEMAR. Antes disso, do final dos anos 1940 à década de 1950, suas HQs tinham saído na revista GURI e no SUPLEMENTO COLORIDO CORREIO DA MANHÃ, indica o Guia dos Quadrinhos. (Temos uma ou outra edição de SOLDADO VALDEMAR no Acervo Planeta Gibi; oportunamente escanearemos uma capa para ilustrar aqui.)



Jerry Lewis encarnou o personagem no cinema em 1957 em The Sad Sack, que "revelou" seu nome: Meredith Bixby. O filme foi exibido no Brasil com o título de O Bamba do Regimento.



Recruta Biruta (ou Soldado Valdemar), note-se, precede o Recruta Zero (Beetle Bailey, de Mort Walker, distribuído pela King Features), que surgiu em 4/set/1950 e teve extensa e bem-sucedida vida editorial no Brasil. A Mythos, por sinal, lançou em novembro passado o RECRUTA ZERO OMNIBUS: 1965-1967, com 332 páginas em formato magazine.


Veja aqui o que temos em estoque hoje de gibis da King Features, como RECRUTA ZERO e outras publicações infantojuvenis variadas.

Visite sempre nossa loja. Tem novidade todo dia!

___________________________________________________________

★ Fonte: Acervo e Banco de Dados Planeta Gibi. Sobre SOLDADO VALDEMAR: Guia dos Quadrinhos.
★ Reprodução de artes e fotogramas: feita apenas para fins de divulgação. Artes e personagens são de propriedade de seus criadores/licenciadores. A qualidade gráfica aqui exibida é inferior à original.
 Sinopses (em azul e itálico) e informações sobre preço de capa, estrutura do título e da edição, extensão prevista de um título ou de uma coleção: são dados divulgados pelas editoras.
★ Observações entre colchetes: são dados atribuídos pelo Planeta Gibi somente para fins de colecionismo.
★ Comercialização: o Planeta Gibi só se responsabiliza por compras efetuadas em sua loja. 
★ Dúvidas e sugestões: escreva para o editor do Planeta Gibi Blog.
★ Publicado originalmente em 22/jun/2023.
★ Atualizado pela última vez em 22/jun/2023.
___________________________________________________________


2 comentários:

  1. Também teve uma edição do Bravestarr da Abril, número 10, de 1988, se não me engano,que vina uns 15 anos atrás, em que a capa também não era couché. Mas também, não conheço alguma outra revista da Abril que tenha passado por esse rebaixamento depois desse ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí já nessa época a coisa apertou, numa das incontáveis crises (de papel, de inflação...), e até Luluzinha e Bolinha circularam um tempo com capas de papel jornal — por sinal, essas são algumas das edições mais difíceis de serem achadas. Abs. Edenilson

      Excluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem a opinião do Planeta Gibi.

Não são permitidos comentários que incluam:

Termos ofensivos, agressivos ou pejorativos
• Qualquer link ou e-mail
• Qualquer menção a outro estabelecimento que comercialize quadrinhos
Assunto alheio ao tema da postagem em questão